No Terminal Jabaquara, mulheres recebem mutirão de teste de HIV

Exames gratuitos vão até 16h; também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e sachês de gel lubrificante

qua, 08/03/2017 - 8h30 | Do Portal do Governo

Mulheres que passarem pelo terminal metropolitano Jabaquara nesta quarta-feira (8) poderão fazer gratuitamente o teste de HIV.

A ação é fruto de uma parceria entre a EMTU e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP para conscientizar o público feminino sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.

Os exames poderão ser feitos na plataforma A do terminal, das 9 às 16 hora com profissionais do CRT. Alpe disso, haverá distribuição de 14 mil preservativos masculinos, dois mil preservativos femininos e oito mil sachês de gel lubrificante.

O resultado pode ser obtido em cerca de 30 minutos, com privacidade e sigilo. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é direcionada para serviços de referência na rede pública de saúde.

O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Além disso, coíbe a transmissão do vírus involuntariamente, caso a pessoa não saiba que o tem.