Terminal Diadema da EMTU/SP terá ações de alerta sobre o câncer de mama

Evento especial faz referência ao Outubro Rosa e lembra importância do autocuidado; profissionais darão orientações psicológicas

dom, 13/10/2019 - 18h41 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (14), o Terminal Metropolitano Diadema, do Corredor ABD, receberá evento especial referente ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Das 10h às 14h, os passageiros serão orientados, por meio de esquetes teatrais, sobre a importância do autocuidado, em iniciativa da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap).

Na atividade, pequenas peças que tratam da importância de a mulher se cuidar fisicamente e psicologicamente serão apresentadas pela Febrap. Além disso, haverá distribuição de folhetos com instruções sobre como realizar o autoexame para a detecção do câncer de mama. Psicólogos da associação também estarão à disposição para atender passageiros interessados em uma orientação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade a incidência cresce progressivamente. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos, quando o país promovia ações de combate à doença. Atualmente, o mundo todo segue o exemplo, dedicando o mês para ações de alerta, de prevenção sobre o tratamento do câncer de mama.