Termina hoje (12) mutirão de comprovação de paternidade no Poupatempo Sé

Interessados poderão fazer exame de DNA gratuito; mais de cem famílias procuraram o serviço nos dois primeiros dias de ação

seg, 12/08/2019 - 10h25 | Do Portal do Governo

Mutirão para reconhecimento de paternidade

Termina nesta segunda-feira (12) o mutirão para o esclarecimento da paternidade no Poupatempo Sé. Os interessados poderão realizar gratuitamente o teste de DNA no posto de atendimento para comprovação de paternidade. No local, também será possível obter esclarecimentos jurídicos. O serviço funciona das 12h às 16h.

Nos dois primeiros dias, 105 famílias procuraram o serviço. Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito do cidadão, porém, de acordo com dados Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP), 750 mil pessoas não possuem o nome do pai nos documentos em todo o Estado de São Paulo.

As coletas de sangue serão realizadas pelo Instituto de Medicina Social de e Criminologia (IMESC), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. O exame será custeado pela Defensoria Pública do Estado, que além de oferecer orientação jurídica, fará a avaliação socioeconômica das pessoas para verificar quem se enquadra nos critérios de atendimento.

Para participar, o cidadão precisa levar os documentos pessoais com foto e ir acompanhado do “suposto pai” para a confirmação do laço. Após a triagem, o exame será feito em duas salas reservadas para garantir a privacidades dos envolvidos.

A ação reforça o programa “Encontre seu pai aqui”, uma parceria entre o Poupatempo e o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP), que tem como objetivo garantir o direito básico de ser reconhecido pelo pai biológico.

O programa “Encontre seu pai aqui” está disponível nos 72 postos fixos do Poupatempo em todo o Estado e já registrou mais de 4,4 mil atendimentos desde 2016 quando foi criado.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.