Tecnólogos em agronegócio se interessam por estágios no exterior

Na Fatec, curso de Mecanização em Agricultura de Precisão já enviou cerca de 40 alunos para estágios em países como Estados Unidos e Japão

qua, 21/06/2017 - 8h36 | Do Portal do Governo

O Brasil é um dos países de destaque no agronegócio mundial. Não é de hoje que essa cadeia produtiva se tornou fundamental para a economia interna. Atualmente, o agronegócio representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Neste cenário, a formação de profissionais qualificados tem sido tratada como um dos principais desafios para o crescimento da área. Em busca de melhor capacitação, cada vez mais, estudantes procuram se especializar, especialmente fora do país.

As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) têm comprovado este interesse. Em Pompeia, na região de Marília, por exemplo, o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão já enviou aproximadamente 40 alunos para estágios em países como Estados Unidos e Japão, desde 2010.

“Muitas das nossas parceiras são multinacionais que vêm procurar mão de obra com alto grau de capacitação. Isso acaba intensificando a internacionalização dos nossos alunos”, afirmou o diretor da unidade de Pompeia, Carlos Otoboni.

Fluência
Outro fator que ajuda na internacionalização dos estudantes é o ensino contínuo de inglês durante todos os semestres em cerca de 90% dos 72 cursos oferecidos pelas Fatecs. “No curso de Agronegócio, especificamente, o ensino de idiomas prepara nossos alunos para o trabalho e os negócios em contexto global”, explica o diretor da Fatec São José do Rio Preto, Waldir Fernandes. A unidade já formou vários profissionais que trabalham em empresas estrangeiras, seja fora do país ou em território nacional.

É o caso de Mateus do Carmo, ex-aluno da unidade que hoje trabalha como analista de exportação da Citrosuco, multinacional produtora de suco e ingredientes de laranja, no Porto de Santos. “Todos os clientes com os quais trabalho são estrangeiros. Portanto, o inglês é fundamental para minhas funções diárias”, diz.

Mercado diverso
O agronegócio oferece oportunidades de empregos e empreendedorismo em uma ampla faixa de mercado. O setor envolve toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária, desde as fazendas até fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos; transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários; frigoríficos, indústrias têxteis e calçadistas, empacotadoras, supermercados e distribuidores de alimentos, entre outros.

As Fatecs oferecem diversos cursos voltados à área, como Agroindústria, Agronegócio, Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão, em várias regiões do Estado. Para saber mais sobre cada formação, consulte o Guia das profissões tecnológicas.