Tecnologia e união são estratégias para combater crimes no Brasil

Em Encontro dos Governadores pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras, Alckmin aposta em tecnologia e união como solução

sex, 27/10/2017 - 16h12 | Do Portal do Governo

 

Foi realizado nesta sexta-feira (27), no Acre, o Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras, com a presença também de autoridades federais. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin compareceu ao evento e apresentou duas propostas para a questão da segurança nas fronteiras e também para a solução de crimes transacionais e interestaduais.

A primeira solução viria com a união de esforços. “Crime transnacional e interestadual exige união de esforços de todos. Defendemos que seja institucionalizada a Agência Nacional de Inteligência, ligada diretamente ao Presidente da República, ao Gabinete de Segurança Institucional, formada pelo Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Relações Exteriores, Polícia Federal, Rodoviária Federal e a Inteligência dos Estados, especialmente voltada ao combate ao tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro”, comentou Alckmin.

Artigo: Integração no combate ao crime

Aliado ao esforço unificado das instituições responsáveis pela segurança pública nas diferentes esferas, o governador acredita que é preciso investir em tecnologia para ampliar a eficácia no combate ao crime. “Não é um trabalho fácil. São fronteiras muito extensas. Brasil é um país de dimensões continentais. Só tem uma maneira de fazer esse combate: unindo esforços, com inteligência, informação e tecnologia. Temos de ter tecnologia para poder enfrentar essa chaga que é a questão do tráfico de drogas e do tráfico de armas”, disse Alckmin, que aproveitou para apresentar a expertise do sistema adotado no Estado de São Paulo.

“A segunda proposta que nós estamos trazendo é oferecendo aos Estados a possibilidade de convênio com o Web Detecta. Nós temos um software inteligente, um sistema detecta, que em 18 meses tivemos 5.300 prisões em flagrante. Hoje temos que utilizar a tecnologia no combate ao crime. Então há possibilidade de convênio. Por exemplo, uma câmera de vídeo em rio Branco ou outra cidade, conectada a esse sistema, você tem o alarme e você prende mais facilmente carro com chapa clonada, carro roubada, prende quadrilhas especializadas, com o monitoramento. Ou seja, tecnologia com esse trabalho”, comentou Alckmin, que falou também sobre a necessidade de se definir os recursos nacionais destinados à segurança para que eles sejam liberados automaticamente, para não atrapalhar no planejamentos dos projetos de segurança.