Startup de ex-aluno da USP inova em exames oftalmológicos

Empresa produz diagnósticos detalhados a partir de câmera de aparelho celular que captura imagens do fundo do olho

qua, 10/05/2017 - 10h38 | Do Portal do Governo

Realizar exames oftalmológicos a partir de um aparelho celular é uma realidade no Brasil, graças à solução criada por um ex-aluno da Universidade de São Paulo. Após sua fundação, a empresa Phelcom Technologies foi assistida pela Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, de Ribeirão Preto (SP).

A startup é responsável pela criação da SRC – Smart Retinal Camera, uma nova geração de retinógrafos portáteis. Trata-se de um dispositivo oftalmológico que captura imagens do fundo do olho para diagnóstico médico. A ideia cresceu e se transformou em uma das 12 empresas brasileiras selecionadas pela Samsung para participar da segunda edição do Programa de Promoção da Economia Criativa.

A portabilidade é uma das inovações que a Phelcom apresenta com a SRC. Com a novidade, será possível fazer atendimentos em comunidades distantes dos centros de atendimentos especializados. Basta acoplar o gadget a smartphones e, assim, produzir imagens panorâmicas automáticas de alta resolução da retina.

Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre Fipase, USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e está instalado no campus da USP local. O parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 59 empresas instaladas no Parque: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, 14 empreendimentos no Centro de Negócios e cinco na aceleradora SEVNA Seed.

Economia criativa
Com a participação no Programa de Promoção da Economia Criativa da Samsung-Anprotec, a Phelcom recebeu aporte de R$ 200 mil, além de suporte técnico de profissionais da multinacional sul-coreana e acesso a mentores de mercado para o aprimoramento da tecnologia.

O programa é uma parceria da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI). Além do aporte recebido, a startup também recebe apoio da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, integrante do programa.