#SP464: Aniversário de São Paulo tem história, cultura e diversão

Nesta importante data, descubra os encantos da capital paulista através de um passeio virtual por seus pontos turísticos mais celebrados

qui, 25/01/2018 - 8h36 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o aniversário de 464 anos de São Paulo, capital do Estado e maior metrópole do país. O feriado municipal foi definido nesta data em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da cidade.

Foi neste dia, no ano de 1554, que os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio, que viria a ser o local em que os indígenas seriam educados para se adaptarem ao estilo de vida e conduta dos jesuítas.

Já o nome da cidade é uma homenagem ao apóstolo Paulo, que segundo a tradição católica teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, mesma data em que foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.

Em meados do século 20, São Paulo começou a se consolidar como potência nacional, graças ao boom financeiro e demográfico da região decorrente do cultivo do café, uma das principais molas propulsoras da economia na época.

Nesta quinta-feira (25), o aniversário de São Paulo será celebrado com um show multimídia no coração da cidade. A área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental.

O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, receberá projeções visuais que brincarão com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do Brasil.

Além disso, quem comparecer ao local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado – veja mais detalhes aqui.

Caminhar por São Paulo e conhecer seus pontos turísticos são uma excelente maneira de aprender sobre a história dos paulistas e vivenciar parte da cultura e história locais. Uma visita à Estação Júlio Prestes, por exemplo, oferece uma aula de arquitetura neoclássica e evidencia a importância dos trilhos na construção do Estado.

A Estação foi um importante ponto de recepção e distribuição do café, mola propulsora para o desenvolvimento de São Paulo a partir do fim do século 19.

A influência religiosa e dos portugueses desde os tempos da Colônia pode ser percebida em diferentes pontos da capital paulista, como as igrejas icônicas e mosteiros, assim como nos movimentados Largo São Bento, Pateo do Colégio e Praça da Sé.

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, possui um rico acervo que conta a história da formação do Estado e seus governadores, além de obras clássicas, inclusive do escultor Victor Brecheret, influente na capital.

Já um passeio na famosa e imponente Avenida Paulista apresenta toda a pluralidade de São Paulo, com pessoas de todos os cantos do país e do mundo e diferentes manifestações artísticas para todos os gostos.