SP Gastronomia começa e prevê mais de 200 atrações em todo o Estado

Maior programa do gênero do país, evento vai até dia 31, com participação de restaurantes e chefs renomados; programação inclui 16 regiões

qua, 02/10/2019 - 11h19 | Do Portal do Governo

Lançamento do SP Gastronomia

resumo em 3 tópicos

  • Primeira edição do evento terá competições, cursos, palestras e menus especiais a preços acessíveis
  • Setor gera 780 mil empregos no Estado e movimenta R$ 53 bilhões na economia paulista
  • Projeto tem objetivo de consolidar perfil gastronômico do Estado de São Paulo

O Governador João Doria participou da abertura oficial do SP Gastronomia, na noite de terça-feira (1º), no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista. O maior e mais inovador programa de ações e eventos gastronômicos do Brasil tem programação que envolve 16 regiões do Estado de São Paulo e vai até 31 de outubro.

O SP Gastronomia vai promover competições gastronômicas, cursos e palestras com chefs consagrados, menus especiais a preços acessíveis, exibição de filmes com degustações temáticas, exposições, feira literária, cardápios elaborados por chefs renomados a R$ 1 na rede Bom Prato, programação cultural em museus, bibliotecas e Fábricas de Cultura, festivais e ações sobre educação alimentar. A programação completa está no site do evento: spgastronomia.sp.gov.br.

O Governador destacou o potencial gastronômico do Estado e a variedade de sabores presente em todas as regiões, resultado das diversas referências que São Paulo recebeu ao longo de sua história. Segundo, João Doria, o SP Gastronomia vai consolidar ainda mais a relevância do Estado no segmento.

“[São Paulo tem], na diversidade, a melhor gastronomia da América Latina, sem com isso desmerecer ou diminuir nenhum outro país do nosso continente. Mas na diversidade não há outro que não São Paulo, como Estado, a oferecer uma variação tão grande e tão expressiva”, afirmou João Doria.

O projeto é organizado e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio de empresas privadas.

“Nosso objetivo é estimular esse setor, que é a marca registrada do Estado de São Paulo e que tem impacto muito grande na geração de renda, de emprego, de inclusão, na geração desenvolvimento. E atração claro de turismo. O SP Gastronomia vai ser a grande vitrine da gastronomia de São Paulo e vai trazer também toda a gastronomia do Brasil e do mundo”, afirmou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.