SP faz vacinação contra gripe na Estação Sé do Metrô

Ação ocorre neste sábado (11); até o momento, 6,4 milhões de paulistas estão imunizados contra o vírus Influenza

sex, 10/05/2019 - 18h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza neste sábado (11) uma ação especial de vacinação contra a gripe, na Estação Sé do Metrô, localizada na região central da capital.

A partir das 9h, até as 16h, até mil doses poderão ser ofertadas às pessoas que passarem pelo local e se enquadram nos grupos prioritários. Dez profissionais de Imunização estarão no local para orientações e atendimento.

Desde o início da campanha, em 10 de abril, o Governo de São Paulo já vacinou mais de 6,4 milhões de pessoas, até o momento, na campanha contra a gripe. Para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo, é necessário que pelo menos 5,6 milhões compareçam aos postos até 31 de maio.

Público-alvo

O público-alvo da campanha totaliza 13,2 milhões de paulistas e, para atingir a meta, no mínimo 12,1 milhões precisam tomar as doses contra o vírus Influenza.

A Secretaria mantém alerta especial para grávidas e crianças, pois metade do público infantil e de gestantes ainda precisam ser imunizados.

Segundo os dados informados pelos municípios paulistas, até quinta-feira (9) foram vacinadas 1,4 milhões de crianças na faixa-etária de 6 meses a menores de 6 anos, e 221,4 mil grávidas, configurando cobertura vacinal de 48% e 49%, até o momento. Também é necessária maior adesão de profissionais da saúde, cuja cobertura é de 39,2%, com 532,3 mil vacinados.

Também foram imunizadas 54,3 mil puérperas (73%), 2,7 milhões de idosos (57%), 4 mil indígenas (75%), 189,1 mil professores (45%), entre outros.

Importância

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, alerta para a relevância da imunização. “É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização, Fazemos um apelo especial aos pais, para que levem os pequenos aos postos, e também às gestantes, para proteção das mães e bebês. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, afirma .

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, complementa.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.