SP facilita financiamento de projetos de geração de energia solar

Parceria entre Secretaria de Energia e Mineração e Desenvolve SP permite ampliar produção de energia renovável no Estado

ter, 12/06/2018 - 21h29 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Estado de Energia e Mineração e a Desenvolve SP assinaram convênio para facilitar o acesso a financiamento de projetos voltados para geração de energia solar. A partir de agora, pequenas e médias empresas poderão ampliar a produção em todo o território paulista.

Com o acordo, a Secretaria passa a se responsabilizar pela análise e orientação técnica de projetos que a Desenvolve SP receber para a implantação de sistemas de mini e microgeração distribuída e de energia fotovoltaica.

“As fontes renováveis são as energias do futuro. O governo de São Paulo já isentou a cadeia produtiva da indústria solar e agora dá mais um passo no fomento à geração fotovoltaica no Estado”, destaca o titular da pasta, João Carlos Meirelles.

Vale lembrar que a Desenvolve SP já oferece a Linha Economia Verde, que financia, além da compra, a instalação de equipamentos para produção de energia renovável, como placas solares, aerogeradores, biogás de aterro, entre outros. A ideia, segundo Álvaro Sedlacek, presidente do órgão, é tornar o trabalho dessas empresas cada vez mais eficiente e competitivo.

“São Paulo importa de outros estados cerca de 60% da energia elétrica que consome. Com essa parceria, queremos diminuir essa dependência ajudando as empresas paulistas a adaptarem seus sistemas e a gerarem ao menos parte da sua própria energia”, comenta Sedlacek.

A instalação desses sistemas permite a substituição da energia elétrica adquirida das concessionárias de distribuição e pode propiciar uma economia considerável devido a sua vida útil de 15 a 20 anos em média.

“Popularizar a geração distribuída, ampliar a segurança energética e simplificar o modelo regulatório para reduzir os custos da energia para a população. Esse é o desafio”, explica o subsecretário de Energias Renováveis, Antonio Celso de Abreu Junior.