SP Escola de Teatro tem ações na semana da visibilidade trans

Sétima edição da SP Transvisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans acontece entre 24/1 e 2/2

qua, 23/01/2019 - 10h03 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro, a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), coletivos e entidades em defesa dos direitos humanos realizam entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro a sétima edição da SP Transvisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans.

A programação gratuita se estende por vários espaços da capital paulista. Neste ano, a SP Transvisão tem como tema “Resistir para existir, nossas vidas importam”, com discussões sobre políticas de igualdade tanto nas esferas sociais como jurídicas. O evento, realizado também em outros espaços da cidade, conta ainda com debates, exibição de filme, palestras e ações sociais.

Para uma das organizadoras, Renata Peron, o evento vem para empoderar essas mulheres: “É uma semana com muitas coisas. A gente acaba fomentando a curiosidade dessas meninas que são leigas e acabam se interessando mais pelo movimento.” Ela acrescenta que a frase “se fere a nossa existência, seremos resistência” tem tudo a ver com o evento.

Para Millena Wanzeller, também organizadora, o evento não é apenas para falar com a comunidade Trans, mas principalmente para mostrar a importância do respeito e de dar oportunidade para travestis e transexuais. “Muitas não conseguem um bom trabalho não por falta de qualificação, mas por imposição da sociedade que não dá oportunidade de trabalho para essas meninas”, afirma.

No dia 24 de janeiro, como abertura da semana de visibilidade trans, será inaugurada a exposição “Plural 24h”, no Museu da Diversidade Sexual, na estação República do Metrô, às 17h. A mostra coletiva reúne obras de fotografia e desenho produzida por 12 artistas, abordando situações rotineiras vividas por pessoas LGBT.

Na sexta-feira (1º), a SP Escola de Teatro será palco da cerimônia de entrega do prêmio Claudia Wonder, destinado a pessoas e entidades cuja atuação está ligada à visibilidade das causas de travestis e transexuais, e receberá também o concurso “Trans-critos, relatos de vidas”, além de seis shows de artistas trans.

Serão 10 dias de evento que se encerram com a Caminhada pela Paz, em 2 de fevereiro, a partir das 13h. A concentração do ato acontece na rua Líbero Badaró, na altura do número 39, Sé.

Confira a programação completa:

24/01 – Abertura da exposição “Plural 24h”

Local: Museu da Diversidade Sexual (estação República do metrô)
Horário: 17h

Mostra coletiva com obras de 12 artistas produzidas nas técnicas fotografia e desenho, abordando situações rotineiras vividas por pessoas da comunidade LGBT.

28/01 – Exibição do filme “Orações para Bob”

Local: Centro de Acolhida Zaki Narchi (rua Zaki Narchi, 600, Carandiru)
Horário: 15h

Em seguida, haverá uma roda de conversa mediada por Brenda Oliver e Rubi Delafuente, com participação de Elisabete Arabage e Flávia Borges da Defensoria Pública do estado de São Paulo e às 17h30, shows produzidos pelas próprias acolhidas do centro.

29/01 – Apresentações no Coreto

Local: Coreto da Praça da República
Horário: 15h

Apresentação: Brunna Valin, Maite Schneider e Millena Wanzeller

Presenças confirmadas:

Defensoria Pública – Atendimento e orientação
CRT (Centro de Referência e Treinamento)– Divulgação de material e orientação
Unidade Móvel de Cidadania LGBTI Central

30/01 – Jantar Trans e roda de conversa “Interseccionalidades e Sororidade”

Local: Casa Florescer (rua Prates, 1101, Bom Retiro)
Horário: 18h

Roda de conversa mediada por Nicole Mahier e Jacque Chanel, seguida do Jantar Trans, organizado pelo Projeto ONG Séforas, finalizando com apresentações das acolhidas da Casa.

31/01 – Apresentação do projeto do livro-reportagem “Transmasculinidades”

Local: Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Leste) (Av. Nordestina, 496, Vila Americana)
Horário: 16h

Apresentação do trabalho de autoria do jornalista Luiz Fernando Prado Uchoa com participação de Yasmin Pestana e Rafael Faber da Defensoria pública do Estado de São Paulo, falando sobre direitos em geral.

1º/02 – Apresentações artísticas

Local: SP Escola de Teatro (praça Roosevelt, 210, Consolação)
Horário: 18h

Lançamentos de exposição e do Concurso “Trans-critos, relatos de vidas”, além de seis shows de artistas trans e a entrega do prêmio Claudia Wonder, destinado a pessoas e entidades cuja atuação está ligada à visibilidade das causas de travestis e trasexuais.

2/02 – 4ª Caminhada Pela Paz

Local: Rua Líbero Badaró, 39, Sé
Horário: 13h

Caminhada tem como tema “Travestis e transexuais: Nossas vidas importam”, com o objetivo de levantar a discussão sobre enfrentamento às discriminações sofridas pela população de travestis, homens e mulheres trans.