SP Escola de Teatro promove fórum sobre direitos da população LGBT

Neste sábado (15), 1º Fórum de Direito e Diversidade discute questões de cidadania e legislação ligadas a gênero e sexualidade

sex, 14/12/2018 - 17h12 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro realiza neste sábado (15) o 1º Fórum de Direito e Diversidade. O evento pretende discutir questões de cidadania e legislação ligadas a gênero e sexualidade. Com entrada gratuita, a programação começa às 9h30 e acontece na Universidade São Judas, campus Paulista, próximo à estação Paulista do Metrô. Para participar basta preencher um formulário online.

“O evento é um espaço para se discutir, do ponto de vista legal, as questões de gênero e sexualidade que estão em voga, os direitos que precisam ser preservados, o que o estado democrático de direito permite que os políticos façam”, explica o ator e advogado Carlos Eduardo Witter, um dos organizadores.

A partir de um recorte jurídico, o Fórum de Direito e Diversidade conta com convidados de diferentes áreas de atuação: do campo artístico, da militância LGBT e do espaço acadêmico. Entre eles estão representantes do coletivo Revolta da Lâmpada, Centro de Referência e Defesa da Diversidade, Casa 1 e Conselho Regional Serviço Social ABC (Cress-ABC).

Para o jornalista Adriano Padilha, eventos como esse são importantes para às pessoas que tem dúvidas ou que estão por fora do debate possam se contextualizar. “Ajuda a educar a sociedade, a sair dos padrões antigos e poder enxergar o direito para todos de uma maneira igual. Eu acho importante sim, por tudo que se discute e se debate. Fico contente que esses espaços existam e que se fale a respeito das coisas”, diz.

Para o Biólogo, Ebráilon Masetto, os debates são importantes para o aprendizado e desenvolvimento de empatia. “Eu falo isso por experiência, por entender muito mais e aceitar mais as identidades de gênero. Ja participei de eventos onde eu pude ouvir de transexuais como é a vida delas, como elas se colocam. Isso foi muito bom pra mim, eu vim do interior, então é muito difícil aceitar e me aceitar como homossexual e participar desses fóruns me ajudou nisso também,” explicou.

“O Brasil é o país onde mais se mata LBGTI+ no mundo, portanto, espaços de debatem políticas de segurança e cidadania para essas pessoas são essenciais, uma vez que nós fazemos parte da população e precisamos ser assistidos e ter o direito a segurança, assistência social e políticas públicas para nos proteger.” afirmou o jornalista, Tacio Fonseca.

 

Programação

9h30 – Apresentação do Coral Uni(di)verso, com Larissa Furtado, Stephanie Tayar, Camila Mendonça, Júlio Leote, Deivid Alves, Cleber Moraes, Tiago Valente, Cristiano Belarmino e Gabriel Cruz. Direção Musical: Charles Yuri

10h às 12h – Mesa sobre o Estado Democrático de Direito e as questões LGBT

13h às 15h – Palestras sobre as questões jurídicas criminais, civis e trabalhistas envolvendo a aplicação da legislação vigente e do direito comparado

15h às 16h – Grupo de estudos sobre Violência Digital

16h – Encerramento