SP Escola de Teatro lança prêmio nacional para jovens dramaturgos negros

Concurso vai selecionar e publicar em livro peças inéditas de estudantes de Artes Cênicas do Brasil

ter, 03/12/2019 - 20h29 | Do Portal do Governo

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros no Brasil, a SP Escola de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), lançou em novembro o Prêmio Solano Trindade. O concurso vai selecionar para publicação três textos de estudantes de escolas de teatro de todo o país.

As inscrições estão abertas até o dia 20, são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site www.spescoladeteatro.org.br/premiosolanotrindade. Na página, também é possível acessar o edital completo, contendo detalhamento da premiação.

O foco do concurso são peças inéditas, escritas em português. Para concorrer, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos, brasileiros natos e estrangeiros naturalizados no país, matriculados em escolas de formação em Artes Cênicas ou que tenham concluído seus estudos nos últimos três anos.

Os textos vencedores do Prêmio Solano Trindade vão ser publicados em livros, em formato impresso e digital, editados e distribuídos pela SP Escola de Teatro.

Solano Trindade

A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil. Nos anos 1930, no Recife, Trindade foi um dos fundadores da Frente Negra Pernambucana e do Centro Cultural Afro-Brasileiro, para divulgação de obras de intelectuais e artistas negros.

Solano Trindade se dedicou ao estudo e divulgação do teatro popular e do folclore brasileiro. De mudança para o Rio de Janeiro, em 1950, criou, junto com a esposa, Margarida, e o sociólogo Edison Carneiro, o Teatro Popular Brasileiro, que depois de uma turnê pela Europa estabelece sua base em Embu, na Grande São Paulo. Foi Trindade o primeiro a encenar a peça “Orfeu”, de Vinícius de Moraes, em 1956.

A SP Escola de Teatro

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas da América Latina, a SP Escola de Teatro celebra em 2020 os 10 anos de início das suas atividades formativas. A instituição foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Adaap, e é hoje referência na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia.

A Escola oferece anualmente mais de 400 vagas para turmas profissionalizantes nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Além disso, oferece também cursos de extensão cultural, de curta duração, e recebe residências artísticas com espetáculos, artistas e grupos do Brasil e do exterior.