Governo amplia regulação de atendimento presencial no Detran.SP e Poupatempo

Defesas de multas e indicação de condutores, por exemplo, deverão ser realizadas somente online

qua, 18/03/2020 - 14h37 | Do Portal do Governo

Coletiva de Imprensa

resumo em 3 tópicos

  • Governo amplia regulação do fluxo de pessoas nos postos do Detran e do Poupatempo
  • Medida atinge todos os 652 postos do Detran.SP e as 76 unidades do Poupatempo no Estado
  • SP solicitou ao Governo Federal a prorrogação da validade da CNH

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) que será ampliada a regulação do fluxo de entrada de pessoas nos postos do Detran e do Poupatempo.

A medida, que atinge todos os 652 postos do Detran.SP e as 76 unidades do Poupatempo em todo o Estado, visa impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do novo coronavírus. Na última segunda-feira (16) já havia sido determinada a priorização de serviços online para atendimento à população.

Além disso, o Governo de São Paulo solicitou ao Governo Federal a prorrogação da validade da CNH para que os cidadãos não tenham que ir presencialmente renovar neste período.

“Estamos regulando o fluxo nessas unidades do Governo, postos do Detran e Poupatempo. Não há fechamento, mas um processo de regulação para permitir o fluxo adequado e sem concentração de pessoas nesses serviços”, disse Doria.

Para isso, a partir de quinta-feira (19), todos os agendamentos de exames práticos e teóricos para habilitação de motorista no Detran estão suspensos. Além disso, todas as defesas de multas e indicação de condutores deverão ser realizadas somente online. Os recursos de suspensão ou cassação, para quem foi notificado, serão prorrogados por 30 dias.

As medidas devem reduzir em até 70% a necessidade de atendimento presencial nos postos do Poupatempo. Todos os totens de atendimento do Poupatempo serão indisponibilizados. O objetivo é evitar que o equipamento seja manipulado por diversas pessoas e também para evitar aglomeração, pois são formas de proliferação do vírus.

Os 40 serviços online oferecidos pelo Poupatempo devem suprir esta necessidade e podem ser acessados remotamente por computadores e celulares.