SISEM-SP tem reconhecimento nacional para fazer registro de museus

Termo de convênio foi assinado entre a Secretaria da Cultura de São paulo e o IBRAM na abertura do 10º Encontro Paulista de Museus

qui, 19/07/2018 - 14h31 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (18), durante a abertura do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assinaram termo de convênio que reconhece o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) como entidade registradora para o Registro de Museus (RM), da Rede Nacional de Informações Museais (RENIM).

Com isso, todas as instituições museológicas cadastradas no CEM-SP (Cadastro Estadual de Museus) já farão parte do RM. Uma vez registrados, os museus poderão aderir de forma simplificada ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

“A assinatura do termo de convênio com o Ibram é o reconhecimento de um trabalho colaborativo do CEM-SP, coordenado pelo SISEM-SP, instância da Secretaria da Cultura, com o apoio de muitos parceiros. Tenho certeza que este fato irá fortalecer o setor e ajudar a organizar os espaços museológicos em suas diferentes realidades”, disse o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

Apesar de ser um instrumento previsto no Estatuto de Museus, o RM se tornou uma política pública efetiva a partir do trabalho conjunto entre os vários níveis de gestão da área. De acordo com o presidente do IBRAM, Marcelo Mattos Araújo, “a formalização do convênio possibilita o trabalho em torno de uma plataforma colaborativa, reunindo e compartilhando informações sobre os museus de São Paulo”.

O diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker, continua: “A implantação do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) e sua validação como instância credenciadora da RENIM é um passo decisivo para que os museus paulistas, em seu conjunto, não só alcancem maior visibilidade, como também irá contribuir para que a sociedade e os próprios gestores públicos tenham dados precisos sobre o setor de modo a objetivar a relevância dos museus para a cadeia produtiva da economia criativa”.

O 10EPM ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari. Um dos grandes momentos da primeira manhã de atividades foi a entrega, ao professor Professor, pesquisador e conselheiro de destaque no setor, Ulpiano Bezerra de Meneses, da Medalha de Mérito Museológico Waldisa Rússio Camargo Guarnieri (uma das principais pensadoras e articuladoras da museologia paulista, falecida em 1990).

“Quero dividir a alegria deste dia com todos os meus colegas presentes. Tenho receio em indagar meus méritos, mas minha paixão pelo mundo dos museus é verdadeira e me acompanha há muito tempo”, agradeceu o professor ao ser aplaudido de pé por todos.

Sobre o encontro, que comemora sua décima edição este ano, disse o secretário da Cultura: “Estou muito satisfeito em fazer parte deste momento – 10 anos de EPM e 200 anos da presença dos museus no Brasil. A Secretaria da Cultura tem feito diversas ações para integrar a Educação e a Cultura para contribuir com a formação dos alunos e fomentar o setor museológico, mostrando que os museus são não só espaços de preservação da memória, mas também locais para a construção de conhecimento e de significados que se tornarão memória futuramente”.