Sintomas da diabetes podem ser silenciosos

Muitas pessoas morrem em decorrência da diabetes no Estado de São Paulo. A doença pode ser silenciosa e, por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas: perda de líquido, […]

seg, 30/07/2018 - 15h55 | Do Portal do Governo

Muitas pessoas morrem em decorrência da diabetes no Estado de São Paulo. A doença pode ser silenciosa e, por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas: perda de líquido, cansaço, aumento de fome e sede e má circulação do sangue. A diabetes é causada pela falta ou falha na produção de insulina que o corpo precisa para o pâncreas.

“Muitos vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta a endocrinologista Tatiana Valente. A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Quando não controlada, a diabetes pode desencadear diversas complicações, como perda da visão a até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, principalmente dos membros inferiores. Além disso, pessoas diabéticas são mais propensas a sofrerem ataques cardíacos e derrames.

O SUS fornece gratuitamente as insulinas para o controle do diabetes por meio das Unidades Básicas de Saúde municipais. Além do medicamento, é fundamental que o controle do diabetes alie atividade física, alimentação balanceada e acompanhamento médico regular.