Simpósio destaca papel da água de reúso na escassez hídrica

Evento acontece em São Paulo nos dias 12 e 13, com participação de especialistas de países como Israel, México, Espanha e Grã-Bretanha

qui, 08/11/2018 - 9h07 | Do Portal do Governo

O reúso da água como fonte complementar de abastecimento para enfrentar a escassez hídrica será tema de um simpósio internacional que acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. O evento contará com a participação de especialistas internacionais mostrando de que forma estão sendo buscadas soluções em países como Israel, México, Espanha e Grã-Bretanha.

“É importante conhecermos o que está sendo feito pelo mundo nessa área, já que é mais uma alternativa de abastecimento – para os chamados usos não nobres – que poderá ter um grande incremento nas próximas décadas”, afirma o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari.

Na avaliação de Borsari, falando especificamente do caso de São Paulo, houve grandes avanços desde a crise hídrica com aumento da reservação e resiliência dos sistemas de abastecimento, obras de interligações que permitem grande flexibilidade e uma mudança comportamental consistente no que se refere ao uso racional da água.

“Mas um ponto em que ainda precisamos avançar mais é justamente o reúso que, pelas suas restrições de normatização e desconhecimento de grande número de possíveis usuários, ainda cresce num ritmo aquém do que poderia”, aponta o secretário.

A secretaria é uma das entidades apoiadoras do evento que é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, contando ainda com o suporte da Sabesp, Sanasa, Agência PCJ, Comitês PCJ, Fabhat, Epusp e Banco Mundial.

O “Simpósio Internacional: Escassez Hídrica e Reuso de Água como parte da Solução” tem participação gratuita e as inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/2CGHGXH. O encontro ocorrerá nos dias 12 e 13/11 no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, na capital paulista e tem vagas limitadas.

O objetivo do Simpósio é estabelecer um grande marco no intercâmbio de conhecimento e experiências de sucesso entre os especialistas internacionais e brasileiros sobre o setor hídrico e o reuso de água, trazendo o que há de mais moderno e inovador para a discussão.

O público alvo são profissionais de setores como companhias de abastecimento públicas e privadas, comitês de bacias hidrográficas, agências reguladoras municipais, estaduais e federais, companhias de engenharia e de prestação de serviços, fabricantes e distribuidoras de equipamentos, entre outros.

No encontro, será possível ampliar a discussão e promoção de conteúdos técnicos e investimentos para os países envolvidos, reforçar o apoio e o debate nacional e internacional, promover a divulgação das melhores práticas desenvolvidas por profissionais e pelo setor público, propiciar um ambiente ideal para a troca de informações sobre tecnologias, equipamentos e serviços na busca do desenvolvimento sustentável, bem como criar estratégias e tecnologias de capacitação do conhecimento no setor de reuso de água.

O encontro também será um espaço para networking, com presença de gestores públicos e privados junto a potenciais investidores nacionais e internacionais. “O Simpósio tratará de temas que são relevantes em todo o mundo. A ABES, mais uma vez, cumpre seu papel de disseminar conhecimento e promover a troca de experiências entre especialistas brasileiros e internacionais”, destaca o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.

Aquapolo

No dia 13, terça-feira, das 14h às 17h, será realizada uma vista técnica ao Aquapolo Ambiental, projeto moderno e sustentável, considerado o maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul, e quinto maior do planeta.

Resultado de parceria entre a BRK Ambiental e a SABESP, está apto a produzir 1.000 litros/segundo de água de reuso, utilizando os mais avançados e complexos processos tecnológicos existentes. A cada litro de água produzida em suas instalações, outro litro de água potável é economizado. Mais informações: https://escassezhidrica.com.br/site/