Servidores poderão aplicar teste rápido de HIV em detentos

Funcionários de unidades prisionais da CRN estão sendo capacitados para o procedimento, que detecta o vírus pela saliva em minutos

ter, 26/03/2019 - 13h41 | Do Portal do Governo

Os servidores que trabalham nas unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) estão sendo capacitados para aplicar o teste rápido de detecção de HIV/Aids por via oral nos detentos. O exame usa amostras de saliva e o resultado sai em 20 minutos e é 99% confiável.

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria da Saúde do Estado, e integra o plano de “Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores” para atuarem no “Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da AIDS”.

O treinamento já foi aplicado, inclusive, em presídios de outras regiões do Estado. A última fase do programa, que contempla a CRN, começou em fevereiro, por Ribeirão Preto. Agora, o trabalho prossegue em Pirajuí (março) e Avaré (abril), onde aproximadamente 280 funcionários serão qualificados para aplicar os testes na população prisional, além do aconselhamento pré e pós-teste.

Em 2014, o Brasil assumiu a meta 90/90/90, estabelecida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a fim de controlar a epidemia mundial até 2020. O objetivo é te, até o ano que vem, 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas, realizando o tratamento com antirretrovirais e com carga viral indetectável.