Servidores de presídios fazem curso sobre gestão da emoção

Profissionais do Vale do Paraíba e Litoral concluem treinamento com método do Instituto Augusto Cury

qui, 23/01/2020 - 19h38 | Do Portal do Governo

Servidores de presídios vinculados à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) participaram do curso de Gestão da Emoção Instituto Augusto Cury. O projeto de capacitação feito por meio de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto teve como norte o respeito e inteligência emocional.

O treinamento foi realizado gratuito e realizado em seis encontros nos meses de novembro e dezembro de 2019 e contou com a participação de psicólogos, assistentes sociais, oficiais administrativos, Agentes de Segurança Penitenciária, Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e diretores de saúde dos estabelecimentos penais do Vale do Paraíba, Alto Tietê e da Baixada Santista.

“Os alunos passaram a entender como funcionam os nossos pensamentos a fim de melhorar a qualidade dos relacionamentos sociais”, explicou a consultora de ensino do Instituto, Monique Tobace Rampin, psicóloga que ministrou os encontros.

Além disso, os participantes entraram em um processo de autoconhecimento para desenvolverem técnicas de comunicação e estimularem a mente para lidar com a depressão, a ansiedade e outros problemas emocionais no ambiente de trabalho. Uma vez capacitados, os servidores se tornam multiplicadores do aprendizado nas unidades prisionais onde atuam.

Para a diretora do Centro de Saúde e Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), Patricia Juliana de Santana Damaceno, o curso foi enriquecedor e terá impacto positivo no dia a dia dos presídios. “Além do conhecimento adquirido, foi uma oportunidade de transformar as nossas vidas”, avaliou a diretora, que também participou das aulas. “O programa é um aliado para mudanças na vida emocional dos servidores e, consequentemente, para o ambiente profissional”, completou.