Telefonia do Icesp soluciona mais de 90% dos atendimentos

Programa "Alô, Nutrição" fornece orientações 24 horas por dia para pacientes com câncer e evita interrupções no tratamento

sáb, 12/08/2017 - 9h43 | Do Portal do Governo

Pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) têm à disposição o “Alô, Nutrição”, serviço telefônico com orientações 24 horas e que tem o objetivo de facilitar o acesso aos nutricionistas. Inédito no SUS, o projeto soluciona mais de 90% dos atendimentos. Com isso, é possível evitar interrupções no tratamento e o deslocamento desnecessário ao hospital.

A iniciativa foi criada porque muitos cidadãos apresentam dúvidas em relação à alimentação e precisam de um retorno rápido, por meio do telefone (11) 3893-4853. Cerca de 50% das ligações estão relacionadas ao tipo de alimento adequado, além de recomendações sobre a nutrição via sonda.

A equipe de profissionais da área fica disponível durante todo o dia. Desse modo, os contatos são efetuados em qualquer momento, para esclarecer dúvidas ou na presença de efeitos colaterais comuns da quimioterapia e radioterapia, como náuseas, dor para engolir, vômitos, alteração de paladar, dificuldade de mastigar, falta de apetite e perda de peso.

Todas as chamadas ficam registradas em um prontuário eletrônico, que descreve as orientações fornecidas, de modo a fornecer um monitoramento individualizado dos pacientes.

O Icesp está localizado na região central da capital paulista e integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculada ao Governo do Estado. O espaço é reconhecido como o maior e mais importante centro de atendimento médico e hospitalar da América Latina.