Senac São Paulo exibe mostras fotográficas em estações da CPTM

Abordando diferentes temas, imagens foram produzidas por alunos do curso Tecnologia em Fotografia e ficarão expostas até 1º de abril

sex, 01/03/2019 - 14h49 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado (2), três mostras fotográficas do Senac São Paulo desembarcam nas estações Luz, Pinheiros e Franco da Rocha da CPTM.

As exposições “Retrato e Contemporaneidade”, “Diversidade e “Construção” são resultado do curso de graduação e da disciplina Tecnologia em Fotografia, ministrado no Senac Lapa Scipião e poderão ser vistas individualmente nas estações até o dia 1º de abril. As imagens retratam o olhar fotográfico do artista sobre o cotidiano e seus diversos aspectos.

A relação entre o corpo, o rosto e as experiências vividas são um dos temas exibidos. A exposição também explora a forma que os fotógrafos abordam a paisagem e como conseguem construir narrativas a partir de imagens. Além disso, a mostra evidencia a relação da migração nordestina para São Paulo com a construção da cultura local.

A iniciativa tem o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Mostras fotográficas

– Retrato e Contemporaneidade – Estação Luz

A exposição aborda o retrato sob o olhar fotográfico nos tempos contemporâneos e como ele é traduzido através de enquadramentos e de jogos com luz e sombra. Nesta mostra, foram realizados três ensaios que traduzem o corpo, o rosto e as experiências vividas através do olhar artístico do fotógrafo.

– Construção – Estação Pinheiros

A mostra “Construção” traz reflexões poéticas sobre a relação que o povo nordestino possui com a cidade de São Paulo, bem como sua influência na construção da cultura e da relação entre as regiões.

– Diversidade – Estação Franco da Rocha

Nesta exposição, o olhar fotográfico é o centro, onde se aborda a forma como o fotógrafo consegue construir narrativas e contar histórias a partir de paisagens e de retratos, mostrando para o público detalhes que passariam imperceptíveis ao primeiro olhar.

Senac São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial):  a instituição promove e dissemina conhecimento entre o meio comercial, empresarial e de serviços. Desde 10 de janeiro de 1946, realiza a atividade educacional com espaços equipados e modernos, a fim de dar a vivência profissional aos seus alunos.  A instituição tem cursos de diversas naturezas, desde o ensino superior, com a graduação, pós-graduação e extensão universitária, até cursos técnicos e livres.