Semana do Meio Ambiente: serpente exótica é novidade no Butantan

Conhecida por Naja de Monóculo, a espécie é um das atrações de evento que acontece nesta quinta-feira (8) no Museu Biológico do instituto

seg, 05/06/2017 - 20h16 | Do Portal do Governo

A serpente conhecida por Naja de Monóculo é a mais recente espécie apresentada pelo Museu Biológico do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo. Ela está em exposição desde o último sábado (3), como parte das programações do instituto em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A Naja kaouthia, ou Naja de Monóculo, é originária da Ásia e, portanto, considerada uma espécie exótica, não pertencente à nossa fauna. Ela foi encontrada no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, e encaminhada ao Instituto Butantan.

É uma cobra venenosa e a única da sua espécie existente no instituto. Ela é um exemplo dos efeitos que a introdução de espécies exóticas podem causar ao meio ambiente, tema do Seminário sobre Biodiversidade, que será apresentado na próxima quinta-feira (8) pelo diretor do Museu Biológico, Giuseppe Porto.

A programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Butantan segue até a quinta-feira (8), com a realização de uma série de atividades abertas ao público, simultaneamente à Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Veja aqui a programação.