Sede do CPA/M-8 é declarada de utilidade pública

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (10)

sáb, 12/10/2019 - 18h05 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado assinou, na quinta-feira (10), um decreto que torna o imóvel utilizado pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), sediado em Osasco, de utilidade pública.

Essa é uma das últimas etapas para que o Governo possa adquirir o imóvel, para qual existe orçamento disponível. Dessa forma, a Polícia Militar poderá realizar alterações estruturais, trazendo melhorias nas instalações e na prestação de serviço para toda a população.

A unidade é responsável pelo policiamento em Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra.

Atualmente, o Comando é chefiado pelo coronel Ricardo Tahara, à frente da unidade desde o dia 27 de junho deste ano. “É uma grande conquista para a Polícia Militar e para a população. O quartel sedia a gestão de todo o policiamento nas 15 cidades da região. Agora, poderemos investir também na ampliação das estruturas”, destaca o coronel.

O CPA/M-8 possui sete batalhões subordinados. São eles: 14º, 20º, 25º, 33º, 36º e 42º Batalhões de Polícia Militar Metropolitanos (BPM/M). Além destes, a unidade é responsável pelo 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), que atua de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.

“Agradeço ao governador do Estado por este decreto. O importante e belíssimo quartel, agora, passa a integrar o nosso patrimônio”, completou o comandante geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

A unidade foi implantada oficialmente em 10 de abril de 1986 e completou 33 anos de existência em abril deste ano. A sede atual está localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, nº 460, no bairro Rochdalle, em Osasco, na grande São Paulo.