Secretaria da Saúde e Pró-Sangue mobilizam organizações pela campanha #DoeSeuVermelho

Iniciativa é parte das ações de conscientização para o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro

qui, 21/11/2019 - 14h48 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Fundação Pró-Sangue lançaram um desafio para organizações de todo país com a campanha digital #DoeSeuVermelho. Para simbolizar a doação de sangue, a iniciativa estimula a “remoção” da cor vermelha dos logos das marcas durante o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

DownloadReprodução/Pró-Sangue
Logo da Fundação em preto e branco, parte da campanha #DoeSeuVermelho

A campanha quer fugir da convencional mudança de cor dos logos, avatares e identidade visual em prol de uma causa. As empresas que não usam o vermelho em suas marcas também podem participar, aderindo ao preto e branco.

A campanha #DoeSeuVermelho foi desenvolvida pela agência Amper (parceira da Fundação desde 2005). A ação digital também conta com um filtro de Instagram para que qualquer um possa participar. O filtro detecta automaticamente a cor vermelha da foto ou vídeo e remove apenas essa cor.

Para acompanhar e fazer parte da campanha, siga as páginas @prosangue no Facebook e Instagram e @pro_sangue no Twitter. Os interessados em doar sangue e fazer parte dessa comunidade encontram todas as dicas e orientações no site. Nesse endereço é possível consultar a relação completa dos requisitos básicos e dos impedimentos temporários ou definitivos, além dos endereços do posto de coleta mais próximo.

Para a Pró-Sangue e milhares de pessoas, essa campanha é muito importante, já que pode incentivar novos doadores. No país, menos de 2% dos brasileiros doam sangue regularmente.

Apesar de esse percentual estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde e a Fundação estimulam doações rotineiras. A prática ajuda a manter os estoques de sangue sempre abastecidos, não ficando dependentes de datas específicas ou em mobilizações momentâneas em razão de algum familiar próximo que necessita de doação.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Mensalmente, arrecada cerca de 11 mil bolsa de sangue, que são distribuídas para mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana.