SAP certifica reeducandas em evento no Palácio dos Bandeirantes

Vinte internas do CPP Feminino do Butantan recebem certificados do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - “De Olho no Futuro”

qui, 13/12/2018 - 16h43 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (13) a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou sua última cerimônia de entrega de certificados de 2018, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A certificação do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro” é uma política pública da Funap que visa proporcionar às pessoas privadas de liberdade a participação em atividades teórico-práticas que possam favorecer mudanças no seu comportamento e que proporcionem aquisição de conhecimentos que propiciem o desenvolvimento de competências e habilidades.

“Cumprimento todos os educadores que fazem parte desse lindo projeto. É um orgulho enorme receber vocês (reeducandas) aqui nessa casa, a casa do povo. Vou pedir uma coisa pra vocês: tenham planos. Não será fácil. Não foi fácil pra mim, não é fácil pra ninguém. Mas acreditem nos seus planos. Se conseguirem superar as dificuldades, é sucesso na certa”, disse a presidente do Fussesp, professora Lúcia França.

As ações ampliam as possibilidades de êxito da reinserção dos reeducandos na vida em sociedade. No evento, vinte internas que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária Feminino do Butantan receberam seus certificados, representando os mais de 100 mil atendimentos realizados pelo Programa durante todo o ano.

“Nós respeitamos cada uma de vocês. Um curso, uma profissão, uma chance não é favor nosso não. É nossa obrigação, com vocês e com todos que têm dificuldades. É pra isso que existe o Estado. Todo mundo aqui está orgulhoso de vocês terem vencido essa etapa importante”, comentou o governador Márcio França.

O local escolhido para celebrar a certificação foi o Salão dos Pratos, um dos principais salões do Palácio, que conta com uma coleção de 65 louças que trazem o brasão de tradicionais famílias paulistas. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, falou sobre a importância do evento para o futuro das reeducandas.

“Nós temos aqui no Estado de São Paulo mais de 11.345 mulheres recolhidas em prisões. Desse total, que representa 5% do efetivo das prisões (homens e mulheres), 63% foram presas por tráfico de entorpecentes. Muitos desses casos foram por causa do amor, da paixão. Muitas talvez nem quisessem, mas foram forçadas a fazer isso. Neste salão (dos Pratos) foram feitas muitas reuniões e tomadas decisões importantes. Isso mostra que o governador valoriza muito vocês”, disse Gomes.

A reeducanda Renata Santiago, formada no curso, também discursou sobre o evento. “Posso dizer que o curso me deu uma nova forma de enxergar o mundo, crescimento pessoal, intelectual e profissional. Compreensão sobre mim e o outro. O significado verdadeiro da cidadania e ética. E, principalmente, a vontade de voltar a sonhar. Pude ver a importância do trabalho na vida das pessoas”, finalizou.

Sobre a Funap

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), instituída pelo governo do Estado de São Paulo, é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária que conta, atualmente, com 170 estabelecimentos penais, com uma população de, aproximadamente, 220 mil presos.

Tem por missão institucional planejar, desenvolver e avaliar, no âmbito estadual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, desenvolvendo, assim, seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais e contribuindo para a inclusão social dos mesmos