São Paulo vai ganhar Museu da Água

Construção foi anunciada durante Congresso de Saneamento Ambiental em São Paulo

qua, 18/09/2019 - 14h27 | Do Portal do Governo

A região do Ibirapuera, na capital paulista, foi a área escolhida para receber o Museu da Água. A criação do espaço foi anunciada pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), na terça-feira (17). A estrutura contará a história do saneamento paulista, mas, também, um espaço para trazer a população para discussões sobre a importância da água e do saneamento e de sua preservação.

A ideia é que o espaço comporte exposições interativas, voltadas aos temas de preservação, ciclo da chuva, reaproveitamento da água e saneamento. A estimativa de investimentos é de R$ 17 milhões.

A Presidente da associação, Viviana Borges, em seu pronunciamento, destacou que o local tem o propósito de incluir as pessoas para entendimento da complexidade do uso da água nas suas diversas formas. “Reutilizada, águas servidas, águas de chuvas e a sua interação com a natureza”, afirmou.

O superintendente da Unidade de Negócio de Produção da Água, Marco Antonio Lopes Barros, falou sobre a importância pedagógica da iniciativa. “É a grande oportunidade de ter um projeto que demonstra todo o empenho para buscar a universalização do serviço, para poder aprimorar o serviço e agora ter um espaço que a gente pode olhar a nossa história. Ver tudo o que já foi feito e que sirva de exemplo para que, no futuro, a gente também possa aplicar”, afirmou.