SP lança 2º Pitch Gov para otimizar serviços públicos com start-ups

Programa oferece incentivo a start-ups voltadas à inovação em serviço público; fundo de pesquisa de R$ 10 milhões está aberto para o setor

sex, 15/09/2017 - 12h39 | Do Portal do Governo

Encontrar soluções práticas e inovadoras para os serviços públicos no Estado de São Paulo. Essa é a proposta do projeto Pitch Gov.SP 2.0, que teve o lançamento da segunda edição nesta sexta-feira (15). Desta vez, o programa selecionará 16 start-ups para atender oito áreas do governo estadual.

“Lançamos o Pitch Gov.SP 2.0 para atender 42 desafios, em oito áreas. Startupeiros, venham trazer suas propostas”, convidou o governador. Nós queremos boas ideias e, posteriormente, financiamento para escala desses bons projetos”, disse Alckmin.

Primeiro programa do gênero na América Latina, o Pitch Gov.SP posiciona São Paulo como um dos Estados mais inovadores do Brasil, seguindo os pioneiros no relacionamento com start-ups, como diversos estados norte-americanos e também o Reino Unido.

“As startups também se beneficiam, visto que o setor público é responsável por grande parte da oferta de serviços em educação, saúde e outros setores nos quais as startups já desenvolvem soluções, servindo como um grande veículo de promoção, validação e escala para esses negócios de alto potencial de crescimento”, afirma Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação do Estado de São Paulo.

Como participar

As inscrições para a atual edição já começam nesta sexta feira (15). As propostas poderão ser inscritas até o dia 15 de outubro pelo site www.pitchgov.sp.gov.br, no qual as start-ups irão se inscrever na plataforma. Podem se inscrever start-ups que tenham até 7 anos e com soluções já funcionais. Serão analisadas em sua maturidade, modelo de negócios, equipe e compatibilidade com os desafios, inovação e benefícios esperados.

Os selecionados serão anunciados dia 27 de outubro e, em 9 de novembro, participarão de um evento no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, as 16 start-ups escolhidas apresentarão suas soluções a uma banca de líderes da gestão pública, investidores, empreendedores de renome e outros profissionais especialistas na área.

Dicas com o Sebrae 

Haverá também um workshop de lançamento do Pitch Gov.SP 2.0, em parceria com o Sebrae, dia 28 de setembro na Escola de Negócios Sebrae, no Campos Elíseos. Será apresentado à start-ups o programa, dicas sobre o edital, processo de inscrição, modelos de negócios e uma sessão dedicada a perguntas e respostas dos interessados. Inscrições para o workshop pelo link: http://bit.ly/pitchgov2.

Pitch Gov.SP e Fapesp

Uma novidade desta 2ª edição do Pitch Gov.SP é a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio do Programa Parceria para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a Fapesp disponibilizará até R$ 10 milhões para apoiar start-ups interessadas em testar a viabilidade tecnológica de um produto, processo ou serviço inovador ou desenvolver pesquisa relacionadas aos desafios da administração públicas propostos pelo Governo do Estado. “São R$ 200 mil iniciais por empresa”, comentou Alckmin.

Para a inscrição serão solicitadas informações da empresa, equipe, solução proposta e indicação de qual desafio ela se aplica e benefícios esperados na implementação da solução entre o Governo e a start-up. A submissão deve ser feita por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) no endereço www.fapesp.br/sage.

Os desafios serão focados na área de saúde e poderão ser enviadas propostas por empresas de pequeno porte, até 250 funcionários, que tenham sua área de pesquisa em São Paulo. Um edital separado será lançado, elencando os desafios e buscando empresas que possam solucioná-los. Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo e-mail chamada_pitchgov@fapesp.br.

Mais informações sobre a chamada de proposta estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/11243. Os resultados serão anunciados em 24 de maio de 2018.

Balanço e experiências 

Em sua primeira edição, em 2015, o governo assinou convênio com 10 start-ups que testaram soluções nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão.

Uma das parcerias com o governo foi com a GetNinjas, maior plataforma brasileira de serviços on-line, que tem ajudado alunos formados nos cursos de moda, beleza e construção civil, do Fundo Social de Solidariedade, por meio do programa Escola de Qualificação Profissional, a ingressar no mercado de trabalho.

A startup desenvolveu uma plataforma de contratação on-line que permite aos alunos divulgarem seus serviços. Com mais de 120 mil profissionais cadastrados, o profissional escolhido recebe uma notificação por mensagens de texto (SMS) e e-mail, com descrição do serviço e o contato do cliente.

Já a parceria com a Nama, start-up especializada em inteligência artificial, implantou um robô para otimizar os agendamentos do Poupatempo de todo o Estado. Chamado de Poupinha, a tecnologia simplificou os primeiros atendimentos ao cidadão, permitindo realizar agendamentos para as unidades e tirar dúvidas on-line.

“Foi um divisor de águas para a Nama. Ele deu uma oportunidade muito grande para que pudéssemos mostrar nossa tecnologia, nossa capacidade e entregar um valor público que é muito significativo. A gente conseguiu, ao longo desse processo, mostrar uma notoriedade”, afirmou o diretor de Operações da Nama, Lucio Flávio Filho.

Em oito meses em operação, o Poupinha trocou mais de 36 milhões de mensagens. O robozinho virtual tem ajudado acabar com as filas e permitindo aproveitar melhor a capacidade dos postos, evitando aglomerações nos horários de pico ou ociosidade de pessoal em outros horários.

Atendendo uma média de 13 mil cidadãos por dia, o Poupinha já concluiu com sucesso mais de 1,2 milhão de agendamentos e está disponível para ajudar os usuários do Poupatempo no portal poupatempo.sp.gov.br, ou pelo Messenger, no Facebook. Pela naturalidade do serviço, mais de 146 mil pessoas terminaram seus chats com mensagens como “obrigado”, “Deus abençoe”.

Outra solução testada com grandes resultados a partir do programa veio da parceria entre Centro Paula Souza e ClassApp. O aplicativo facilita e integra a comunicação entre escola, pais e alunos, garantindo maior agilidade e engajamento. Os testes foram realizados em nove Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, com 11.800 usuários frequentes e 700 mil conversas, além de respostas positivas de pais, alunos, diretores e professores.

“O poder público percebeu que em um mundo tão conectado como o de hoje, soluções inovadoras são essenciais para otimizar os serviços oferecidos ao cidadão. Parcerias como as firmadas com a GetNinjas e a Nama provam que essa aproximação tem sido cada vez mais benéfica para todas as partes envolvidas”, explica Rafael Ribeiro, diretor executivo da ABStartups.