São Paulo e Guarulhos sediam audiências públicas do Ferroanel

Ramal ferroviário que vai beneficiar trânsito na Região Metropolitana de São Paulo terá 20,9 quilômetros em cada um dos municípios

seg, 31/07/2017 - 15h02 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo recebe nesta segunda-feira (31) a terceira audiência pública para tratar do licenciamento ambiental do Ferroanel. Os primeiros encontros sobre Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo foram realizados em Arujá e Itaquaquecetuba. E na terça-feira (1º/8) será a vez de Guarulhos.

Os quatro municípios que recebem audiências fazem parte do traçado do Ferroanel Norte. No total, o ramal ferroviário terá 53 quilômetros de extensão e vai interligar as estações de Perus, em São Paulo, e Manoel Feio, em Itaquaquecetuba.

Na audiência de Itaquaquecetuba, onde o Ferroanel terá 6,4 quilômetros, foram apresentados detalhes do projeto no município, que inclui um túnel de 625 metros e duas grandes Obras de Arte Especiais.

Na ocasião, representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A explicaram como serão realizadas as obras, que têm a previsão de desapropriar 23 moradias.

Já em Arujá, município onde a extensão do ramal será de 4,7 quilômetros, uma propriedade agrícola deverá ser desapropriada.

Em todo o traçado, serão desapropriados 127 hectares, 31 moradias, 64 edificações vinculadas a atividades econômicas e 77 propriedades agrícolas.

O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do anel ferroviário foi entregue em junho ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Eles servem como base para as análises de viabilidade ambiental do empreendimento e sua discussão com a população.

O Estudo foi preparado pela DERSA, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, empresa pública federal. Os documentos já estão disponíveis para consulta no website da DERSA, da Cetesb e da EPL.

A implantação do Ferroanel Norte, iniciativa estratégica entre União e Governo do Estado, possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da metrópole.

O novo ramal, cuja extensão inclui 20,9 quilômetros no município de São Paulo e outros 20,9 quilômetros em Guarulhos, permitirá a movimentação de cargas do interior do Estado para o Porto de Santos, bem como a passagem de comboios entre o interior e o Vale do Paraíba.

A transposição da Região Metropolitana de São Paulo em uma via dedicada terá a função de transferir cargas, hoje rodoviárias, para o modo ferroviário. As projeções indicam a retirada a médio prazo de 2,8 mil caminhões diariamente das estradas, com boa possibilidade desse número superar 7,3 mil caminhões diários a longo prazo.