São Paulo deve vacinar mais de 5 milhões de pessoas até o fim de maio

Campanha contra a gripe já atingiu mais de 6 milhões de cidadãos, mas postos de saúde ainda receberão o público geral até o dia 31

qua, 15/05/2019 - 20h37 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, mostra que o Estado já vacinou mais de 6,4 milhões de pessoas na campanha contra a gripe. Para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo, porém, é necessário que pelo menos 5,6 milhões compareçam aos postos até o dia 31 de maio.

O público-alvo totaliza 13,2 milhões de paulistas e, para atingir a meta, no mínimo 12,1 milhões precisam tomar as doses contra o vírus Influenza. A Secretaria mantém alerta especial para grávidas e crianças, pois metade do público infantil e de gestantes ainda precisam ser imunizados.

Segundo os dados informados pelos municípios paulistas, foram vacinadas 1,4 milhões de crianças na faixa-etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade, e 221,4 mil grávidas, configurando cobertura vacinal de 48% e 49%, respectivamente. Também é necessária maior adesão de profissionais da saúde, cuja cobertura é de 39,2%, com 532,3 mil vacinados.

Desde o início da campanha, em 10 de abril, também foram imunizadas 54,3 mil puérperas (73%), 2,7 milhões de idosos (57%), 4 mil indígenas (75%), 189,1 mil professores (45%), entre outros.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização, fazemos um apelo especial aos pais, para que levem os pequenos aos postos, e também às gestantes, para proteção das mães e bebês. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

“A vacina é segura e eficaz. Não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.