São Paulo lança agenda anual sobre direitos humanos

Ações vão refletir avanços e desafios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, assinada há quase 70 anos por 48 países

qui, 15/02/2018 - 12h55 | Do Portal do Governo

Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, completa 70 anos. Para celebrar esse marco da defesa e proteção da vida digna, São Paulo prepara uma agenda inédita de eventos.

São encontros para refletir sobre os avanços e desafios do documento assinado por 48 nações há quase sete décadas. No Brasil, porém, a Declaração só foi reconhecida pela Constituição de 1988.

A programação intitulada “O mundo que queremos” será composta por sete eventos realizados em museus. Fazem parte do roteiro o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Pinacoteca, o Museu da Imigração, o Museu da Diversidade Sexual e o Museu AfroBrasil.

Sempre com entrada gratuita, a agenda busca envolver em debates importantes a sociedade civil, representantes do governo e empresas, comunidade acadêmica e lideranças estrangeiras.

Os principais temas são: assédio sexual, cotas raciais, homofobia, refugiados e imigrantes. São tópicos que tratam os artigos da declaração estabelecidos como direitos fundamentais, mas que ainda são violados mundo afora.

Os encontros de “O mundo que queremos” serão realizados em datas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Abolição da Escravatura no Brasil (13 de maio), Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho), Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), Dia Internacional da Paz (21 de setembro) e Dia Internacional da Menina (10 de outubro).

O último será no dia 10 de dezembro e irá comemorar, com uma grande reflexão, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nos últimos dois anos, a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, do Estado de São Paulo, viabilizou o Feirão do Emprego para Refugiados e Imigrantes, e o #SMASHTHEGLASS, além do POW3R em defesa dos direitos da mulher, o festival de cultura LGBT Diversa Fest e o Beya Kaya, que promoveu o debate e a cultura das questões indígenas.

Para obter mais informações sobre esta agenda, entrar em contato pelo e-mail aeai@sp.gov.br.