São João da Boa Vista sedia nova edição do Jori

Expectativa é que mais de 3 mil pessoas da terceira idade participem das competições, que vão até domingo

sáb, 18/05/2019 - 12h23 | Do Portal do Governo

São João da Boa Vista é sede da nova edição dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), da Secretaria de Esportes. O evento começou na última quarta-feira (15) e segue até domingo (19). A expectativa é reunir mais de três mil pessoas da terceira idade durante as disputas.

“Incluir a população em atividades esportivas, independente da idade, é a missão da Secretaria. Existem estudos que comprovam que a cada dólar investido em esporte é equivalente a US$ 3,20, em média, na economia com gastos na área da saúde. Temos um público muito animado e que leva as modalidades a sério, isso nos move e a cada dia tem mais respeito e envolvimento”, diz o secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues.

Nesta edição, os participantes disputam sete categorias, divididas por faixa etária, em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado (prática ajustada para atender as necessidades dos atletas) e xadrez.

Já foram realizadas duas etapas dos Jogos, nas cidades de São Sebastião e Sorocaba. Além de São João da Boa Vista, as próximas etapas serão em Santa Fé do Sul, Itapecerica da Serra, Matão, Lençóis Paulista e Andradina. Como palco da final, Jundiaí sediará a competição estadual, em novembro.

Segundo Anna Bueno, 68 anos, participa do Jori há 9 anos como jogadora de vôlei adaptado da cidade de Piracicaba. Para ela, o evento é um incentivo à terceira idade.

“Os jogos mudaram completamente minha vida. Desde que entrei para a equipe, considero que nasci de novo. Eu me sentia sozinha e o vazio foi preenchido praticando o esporte. Você faz amizade com todo mundo e se diverte com a competição. É uma das melhores coisas que já me ocorreram. Eu sempre vivi no meio do basquete, mas chega a um ponto de sua vida que você tem que escolher entre cuidar da família ou praticar as atividades, e essa decisão eu tive que tomar lá atrás. Comecei a participar dos eventos dos idosos com 59 anos de idade, e já fazem nove anos que sou uma atleta, com muito orgulho”, diz Anna.

No ano anterior, quase 16 mil competidores participaram de 5.968 jogos realizados nas cidades de Lençóis Paulista, Andradina, Itapeva, Adamantina, Cravinhos, São Sebastião, Limeira, São Vicente e Praia Grande.