Carreta da mamografia, viatura da PM e melhorias à Saúde em Santa Lúcia

Na chegada da carreta da mamografia, Alckmin comenta sobre incremento na arrecadação da cidade com programa parcelamento de débitos

qua, 30/08/2017 - 13h31 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin visitou a cidade de Santa Lúcia nesta quarta-feira (30) para entregar uma nova viatura para a PM local e também acompanhar a chegada da carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” à cidade.

O governador comentou sobre as entregas e ainda aproveitou para assinar convênios para melhorar o atendimento à saúde em Santa Lúcia, que fica na região de Araraquara.

“É uma alegria estar aqui em Santa Lúcia. Entregamos uma viatura da PM, como parte da entrega das 39 da região. E a segunda boa notícia é a carreta “Mulheres de Peito”, que chegou aqui à cidade e vai percorrer a região. Depois assinamos convênio para aquisição de ambulância e autorizamos a reforma do pronto-socorro”, destacou o governador.

Além das ações realizadas nesta quarta-feira, Alckmin falou sobre a expectativa de incremento no orçamento do município com o recente programa de parcelamento de débitos que o Governo do Estado ofereceu a empresas e cidadãos.

“A gente sabe que as prefeituras passam por dificuldade orçamentaria porque a arrecadação caiu com a recessão. Então, fizemos um programa de parcelamento de débito para empresas e pessoas, que teve adesão, e primeiro pagamento é agora em setembro”, ressaltou.

Diante da boa adesão, o governador tem boa perspectiva para os municípios paulistas. “Vai dar uma melhorada na arrecadação dos municípios. Uma subida no ICMS com as empresas e uma subida na arrecadação do IPVA pago pelas pessoas”, disse Alckmin, lembrando que o valor a ser arrecadado varia em cada cidade, mas resultará em arrecadação de 500 milhões para os municípios paulistas.

Carreta “Mulheres de Peito”

A carreta “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, fica em Santa Lúcia até 9 de setembro, antes de seguir para outras cidades da região. Ela oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade – as demais mulheres também são atendidas, mas precisam de pedido (pode ser da rede pública ou particular).

A carreta está localizada na Praça Padre Patella, Centro, conhecida como a praça central da cidade. No veículo é possível realizar exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço que emite laudos à distância. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas 132.153 mamografias, 5.440 ultrassonografias de mama, 590 biópsias de mama e encaminharam 1.692 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 168 localidades em SP.

Atendimento às mulheres pelo 0800

Além do serviço oferecido com as carretas, mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano ímpar e fazem aniversário no mês de agosto já podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário ainda neste ano.

Essa é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o callcenter da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

As mulheres nascidas em ano par e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade de agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, em unidades como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas.

A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.