Mídias Sociais

Sáb, 28/09/13 - 19h04

Inscrições para matrícula antecipada na rede estadual de ensino terminam nesta segunda

Cadastro é valido para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Os alunos que querem ingressar na rede estadual de ensino a partir do ano que vem podem fazer suas inscrições até segunda-feira, dia 30. O cadastro pode ser feito por alunos com mais de 6 anos, em qualquer ano/série do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), e vale também para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A matrícula antecipada é valida para alunos que não frequentaram as escolas públicas em 2013. Os candidatos podem fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo. Em uma próxima etapa, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Médio.


Segundo Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria, "com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais".


Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo, a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursaram a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.


Para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.


Chamada escolar


Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 18 a 29 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos/séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.


Números de 2013


No ano letivo de 2013, foi registrado o ingresso de cerca de 985 mil alunos na rede pública, somando os alunos que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros Estados do país e também aqueles que retomaram os estudos ou ingressaram na escola pela primeira vez. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovida pelas escolas estaduais de São Paulo, um levantamento da Secretaria mostra que, em média, 83 alunos com mais de 40 anos voltam para a sala de aula todos os dias.


Da Secretaria da Educação