Mídias Sociais

Sex, 22/03/13 - 17h05

Heliópolis ganha mega-ambulatório de oncologia da Rede Hebe Camargo

Com investimento de R$ 47 milhões, o Hospital Heliópolis poderá atender cerca de 30 mil pacientes/mês com câncer nas áreas de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 22 de março, um mega-ambulatório de oncologia no Hospital Heliópolis, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na zona sul da capital paulista. Com investimento de R$ 47 milhões, a unidade, que fica numa área de 5,6 mil m², vai realizar atendimentos de combate ao câncer de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia.


"O Hospital Heliópolis agora faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Nós vamos cobrir todo o Estado de São Paulo com essa nova rede, que oferecerá integração e regulação oncológica para atender com qualidade e com eficiência. Tudo gratuito através do SUS", afirmou o governador.


Com funcionamento de segunda à sexta, das 7h às 17h, o novo serviço conta com 40 consultórios voltados para o atendimento clínico-oncológico. Assim que estiver operando em plena capacidade, a unidade poderá atender cerca de 30 mil pacientes por mês.


O ambulatório mantém uma área dedicada ao tratamento à base de quimioterapia, composta por 19 poltronas para aplicação do medicamento, com capacidade de realizar aproximadamente 10 mil sessões por ano. Além disso, no próximo semestre, o serviço ainda contará com uma área para radioterapia, composta por dois aceleradores lineares e uma braquiterapia, entre outros equipamentos.


A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, composto por um PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores. Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raios-X telecomandado, um mamógrafo, um aparelho radiodiagnóstico odontológico e um aparelho de densitometria óssea.


Por fim, a unidade ainda abrigará um laboratório de análises clínicas e de anatomia patológica.


O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica, facilitando assim o acesso do paciente ao tratamento.


Da Secretaria da Saúde