Saiba o que abre e fecha nos serviços públicos no feriado

Veja como será o funcionamento dos principais órgãos estaduais no feriado da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20)

sex, 17/11/2017 - 20h28 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o feriado da Consciência Negra no Brasil. Por conta disso, alguns serviços públicos estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira como fica o atendimento dos órgãos e programe-se:

Poupatempo

Alguns postos do Poupatempo estarão fechados nesta segunda-feira (20), são eles: Andradina, Araraquara, Araras, Araçatuba, Barretos, Bragança Paulista, Caieiras, Campinas Centro, Campinas Shopping, Caraguatatuba, Carapicuíba, Cidade Ademar, Diadema, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Itaquera, Itu, Jahu, Jundiaí, Lapa, Limeira, Mauá, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, Santo Amaro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Suzano, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Sé e Unidade Móvel. Os demais postos, que não estão na lista, funcionarão em horário habitual.

O atendimento à população e os serviços de agendamento retornam em todas as unidades na terça-feira (16). Para garantir comodidade, os atendimentos devem sempre ser agendados.

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

As informações são do Poupatempo.

Detran.SP

As unidades do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) localizadas em cidades onde foi decretado feriado municipal, caso da capital paulista, estarão fechadas na próxima segunda-feira. O mesmo vale para os postos do departamento que funcionam dentro do Poupatempo. As unidades que operam junto às prefeituras e delegacias seguirão o expediente desses órgãos.

Antes de ir aos postos, o cidadão pode confirmar o funcionamento ligando no Disque Detran.SP, que atenderá normalmente no dia 20. Para municípios com DDD 11, o telefone é o 3322-3333. Para as demais localidades, o 0300-101-3333.

Na terça-feira (21) todas as unidades do Detran.SP retomam seus horários normais.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

As informações são do Detran-SP.

Procon-SP

As audiências, setor administrativo, ouvidoria, atendimento telefônico (151) e atendimento eletrônico, não funcionarão na segunda-feira (20). Assim como os Núcleos Regionais do Procon-SP em Campinas, São José do Rio Preto e Sorocaba, Santos também acompanham esta programação.

Já os de São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Presidente Prudente funcionarão normalmente na segunda-feira (20).

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão na segunda-feira (20).

A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

As informações são do Procon-SP.

Pró-Sangue

Por conta do feriado a rotina dos postos da Pró-Sangue terá o funcionamento alterado. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta:

Posto Clínicas: das 8 às 17 horas

Posto Barueri: fechado

Posto Dante: fechado

Posto Mandaqui: fechado

Posto Osasco: fechado

CPTM

Neste fim de semana véspera de feriado a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) intensificará as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos.  Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h até meia-noite haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Vila Clarice e Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 17h até o fim da operação comercial haverá obras de modernização na região da Estação Quitaúna e, das 20h até o fim da operação comercial nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Engenheiro Cardoso.  O intervalo médio dos trens será:

– Das 17h às 20h: de 15 minutos em toda a linha

– Das 20h até o fim da operação comercial: de 16 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e de 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h às 11h a circulação ficará interrompida entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba para a realização das obras de modernização da estação Quitaúna. O trajeto será feito por meio de ônibus gratuitos, com paradas nas estações Quitaúna e General Miguel Costa, e os usuários deverão pegar a senha nas estações.

Das 4h até meia-noite também serão executadas obras de modernização do sistema de rede aérea e edificações entre as estações Carapicuíba e Jandira. O intervalo médio dos trens será:

– Das 4h às 11h: de 10 minutos entre Júlio Prestes e Comandante Sampaio e de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

– Das 11h até o fim da operação comercial: de 10 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 20h em razão de intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Jurubatuba, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa – (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 18h devido à realização de obras de modernização da Estação Guapituba, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Nesse período a circulação dos trens será realizada entre Luz e Brás, com intervalo médio de 15 minutos, e entre Brás e Guaianases, com intervalo médio de 30 minutos.

Domingo: das 4h até meia-noite a circulação ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera para continuidade dos serviços nos equipamentos de via permanente, além de obras de modernização na Estação da Luz. O usuário que desejar percorrer o trecho deverá pegar a Linha 3-Vermelha do Metrô.

A circulação dos trens será realizada entre Luz e Tatuapé com intervalo médio de 18 minutos, e entre Corinthians-Itaquera e Estudantes com intervalo médio de 30 minutos.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes, devido a serviços que serão realizados no Expresso Leste.

Domingo: durante todo o horário comercial os trens circulação entre Corinthians-Itaquera e Estudantes sem necessidade de baldeação em Guaianases, com intervalo médio de 30 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Metrô

Neste domingo (19) as linhas 4-Amarela e 15-Prata do Metrô terão mudanças no esquema habitual de operação em função de obras de expansão e de testes programados.  Na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), que é operada pela concessionária Via Quatro, todas as estações permanecerão fechadas a partir do meio dia e só serão reabertas às 4h40 de segunda-feira.

A interdição acontece para dar prosseguimento às obras de expansão das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. Para atender os passageiros que habitualmente embarcam nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho serão disponibilizados ônibus gratuitos do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão por todo o trecho interrompido e farão integração com o Metrô na estação Clínicas, da Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena). Já os usuários que fazem transferência para a Linha 4-Amarela nas estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul), deverão seguir viagem até a estação Clínicas pela Linha 2-Verde para acessarem o local de onde partirão os ônibus do Paese, na avenida Dr. Arnaldo, 450 (lado oposto ao cemitério).

Vale destacar que os usuários provenientes da estação Pinheiros da CPTM, após utilizarem os ônibus do Paese, terão acesso gratuito no sistema metroviário na estação Clínicas mediante apresentação de senha que receberam na origem. Já os usuários do Metrô, que tiverem como destino a estação Pinheiros da CPTM, deverão solicitar senha a um funcionário da estação Clínicas, antes de saírem pelas catracas da estação para, posteriormente, se transferirem gratuitamente para a CPTM. Os demais usuários não provenientes da CPTM e os que embarcaram gratuitamente nos ônibus terão embarque tarifado na estação Clínicas do Metrô.

Já na Linha 15-Prata do Monotrilho (Oratório – Vila Prudente) a alteração na operação de domingo ocorre em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens. As estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas das 4h40 até às 16 horas. Nesse período os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Linha 4-Amarela terá mudanças no feriado do Dia da Consciência Negra

Será feita a continuidade das obras de expansão da Linha 4-Amarela, a circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela) durante todo o dia. Com isso, o embarque nas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino à estação Luz, também passará a ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.

Antecipação do horário na terça-feira (21)

Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado, o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital, e na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas as estações serão abertas às 4 horas da terça-feira (21). A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã – Luz), operada pela concessionária ViaQuatro.

Na Linha 15-Prata (Oratório –Vila Prudente) o horário de funcionamento do monotrilho não terá mudanças na terça-feira. As estações começam a atender os usuários normalmente as 4h40.

Já na Linha 5-Lilás a abertura das estações, de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, ocorrerá no horário comercial, a partir das 4h40. A operação assistida, que ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, no trecho entre as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, terá início às 9 horas e se estenderá, como de hábito, até às 16 horas.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h à meia-noite. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.