Saiba como manter a voz saudável e evitar complicações

Ideal realizar exercícios durante cinco minutos para aquecer e alongar as cordas vocais antes de começar a usá-las

dom, 16/06/2019 - 18h02 | Do Portal do Governo

Cuidar da saúde vocal é tão importante quanto cuidar da saúde física, além de ser fundamental para todos e não apenas para aqueles que trabalham com ela. As consequências podem ser nódulos nas cordas vocais, edemas e lesões na musculatura.

A assistente social, Meire Tangerino, explica que nunca tinha pensado em cuidar da voz. “Como falar é algo que fazemos naturalmente, não tinha pensando que alguns hábitos poderiam ser prejudiciais”, conta.

O ideal é que sejam realizados exercícios durante cinco minutos para aquecer e alongar as cordas vocais antes de começar a usá-las. São exercícios simples que devem ser repetidos, pelo menos, três vezes por dia. Rotação de cabeça, rotação de língua e a vibração da língua com som já são suficientes.

Além dos exercícios, a hidratação é importante também. É indicado beber, pelo menos, um gole de água em curtos intervalo de tempo. De acordo com a fonoaudióloga, Jéssica Toledo “a gente não deve tomar água gelada enquanto estamos fazendo o uso da voz. Caso contrário, isso causará um trauma. O ideal é que a gente beba um gole de água em temperatura ambiente a cada 15 minutos de uso da voz”, afirma.

A fonoaudióloga, Isabela de Castro, explica que para cuidar da voz é importante evitar gritar, evitar pigarrear e tossir. Ela ainda alerta para o sintomas de que algo está errado. “O principal sintoma é a rouquidão e pode haver falhas ou perda de voz, cansaço da voz, piora ao fim do dia e incômodo para falar”, explica.

O cigarro e a bebida alcoólica também podem ser prejudiciais porque irritam a mucosa e ainda podem causar outras doenças não só para a laringe. A professora, Rosana Pereira, percebeu que algo estava errado quando falava. “Geralmente minha voz sumia, eu ficava rouca com muita frequência. Como preciso falar muito no trabalho e ainda fumava, a minha voz começou a ser afetada. Hoje em dia eu parei com o cigarro e ainda faço exercícios e pausa vocal”, finaliza.