Saeb 2017: SP avança em Português e Matemática no Fundamental

No Ensino Médio, notas seguem estáveis e acima da média das redes estaduais no país; resultado dos Anos Iniciais e Finais também é superior

qui, 30/08/2018 - 18h23 | Do Portal do Governo

A rede estadual paulista melhorou o desempenho nos dois ciclos do Ensino Fundamental do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). De acordo com os números divulgados nesta quinta-feira (30), referentes a 2017, os estudantes do 5º ano obtiveram a segunda nota mais alta entre as redes estaduais do país em Língua Portuguesa e Matemática, atrás apenas de Goiás. Em comparação à edição anterior, o crescimento foi de 6,7 e 2,2 pontos, respectivamente.

Os resultados também foram positivos no 9º ano. Nas provas de Língua Portuguesa, São Paulo avançou de 8,1 pontos no período. Em Matemática, registrou a elevação de 1,7 ponto. Nas duas etapas do Ensino Fundamental, as notas são superiores à média nacional das redes estaduais (gráficos 1 e 2).

O Ensino Médio paulista também obteve aproveitamento acima da média Brasil (gráfico 3). Em 2017, quando pela primeira vez a avaliação do ciclo foi censitária (antes era amostral), os alunos alcançaram 265,95 pontos em Língua Portuguesa e 263,2 em Matemática.

Reforma do Ensino Médio

O panorama extraído a partir dos dados do Saeb reforça a necessidade de mudanças na última etapa do ensino básico. Após a aprovação da reforma do Ensino Médio, o Ministério da Educação discute hoje a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Em São Paulo, o processo será conduzido em diálogo com os estudantes. A rede estadual não implementará qualquer proposta sem ouvir os alunos.

Valorização e tecnologia

A valorização do professor é fundamental para uma Educação de qualidade. Em agosto, o governo estadual enviou um Projeto de Lei à Assembleia autorizando um novo concurso para contratação de 15 mil PEB II. Um reajuste já foi dado este ano e um aumento de 10,15% está em negociação. Além disso, a prova de valorização pelo mérito será retomada depois de dois anos de hiato.

Em paralelo, a Secretaria também investe em tecnologia nas salas de aula. Equipamentos interativos, lousas digitais e internet banda larga wi-fi estão no pacote de modernização da rede.

Termina o ensino médio e tem acesso à universidade

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), de ensino à distância, oferecia 3 mil vagas no início de 2017, e hoje já são 55 mil vagas para jovens cursarem em 290 cidades do Estado de São Paulo. A proposta é que daqui a pouco mais de um ano os mais de 400 mil alunos, que saem do Ensino Médio da escola pública, tenham acesso gratuito a uma vaga da Univesp, sem precisar fazer vestibular. Dentro da rede do Centro Paula Souza, o ensino técnico a distância já atende hoje mais de 6 mil alunos.