Poupinha: mais de 13 milhões de mensagens enviadas e recebidas

Atendente virtual do programa Poupatempo ajuda usuários a agendar dia e hora para comparecer à central de serviços públicos

qua, 10/05/2017 - 14h49 | Do Portal do Governo

Em quatro meses de testes, o atendente virtual do Poupatempo já trocou cerca de 13 milhões de mensagens com usuários da central de serviços públicos do Estado de São Paulo. O Poupinha, ativo no portal do programa e também pelo Messenger, no Facebook, auxilia os cidadãos a marcar dia e horário para atendimento. O objetivo é garantir conforto para 180 mil pessoas atendidas diariamente nas 72 unidades do projeto.

Desde que entrou em testes, no dia 28 de dezembro, o robozinho realizou 786,5 mil chats com usuários e concluiu 348,5 mil agendamentos. Capaz de “conversar” em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano e já recebeu quase 70 mil mensagens com expressões como “muito obrigado” e “Deus te abençoe”.

“O Poupinha está ajudando São Paulo a usar os recursos públicos de forma mais eficiente”, afirma Ilídio Machado, diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, empresa responsável pela gestão do Poupatempo. Além de assegurar mais conforto aos usuários, o agendamento também distribui a demanda de maneira uniforme ao longo do expediente, evitando deixar o sistema e os funcionários sobrecarregados ou com ociosidade.

Agilidade
A iniciativa é um dos exemplos das novas tecnologias que o programa oferece para o atendimento cada vez mais ágil, voltado ao uso inteligente dos recursos públicos. O Poupinha foi desenvolvido pela Nama – Inteligência Artificial, uma das empresas de tecnologia que participaram da proposta do Governo do Estado de São Paulo de abrir as portas para startups interessadas em apresentar soluções tecnológicas aos serviços públicos, dentro do programa denominado “Pitch Gov”. Outras onze empresas desenvolvem inovações para modernizar os serviços públicos no território paulista.

Os testes com o Poupinha continuarão até 29 de junho, por meio de um convênio entre a Secretaria de Governo e a Nama. Os resultados subsidiarão a licitação que será aberta para contratar o sistema de inteligência artificial de forma definitiva. O Poupatempo e a Prodesp preparam especificações para o edital de licitação, que poderá contar com a concorrência de todas as empresas interessadas.

Números do Poupinha
– 786,5 mil chats realizados
– 783,8 mil pelo portal e 2,8 mil pelo Messenger (Facebook)
– 578 mil chats para tratar de agendamento
– 348,5 mil agendamentos concluídos
– 13 milhões de mensagens trocadas
– 67,6 mil mensagens contendo “obrigado” ou “Deus te abençoe”
– Seis mil usuários atendidos por dia, em média