Revitalizado, Espaço de Leitura ganha nova identidade visual

Em comemoração à nova fase, uma programação especial gratuita para toda a família será oferecida no próximo dia 22 de setembro

sex, 14/09/2018 - 18h11 | Do Portal do Governo

Em funcionamento desde 2011 no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, o Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) passou por uma revitalização e terá nova identidade visual a partir do dia 18 de setembro.

Os seis quiosques temáticos que abrigam desde livros de contos de fadas até jornais e revistas foram adesivados com os temas correspondentes aos respectivos acervos. A caracterização deixou os espaços mais alegres e divertidos, facilitando também a compreensão sobre os tipos de obras encontradas naquele local.

“Com esta revitalização, a nossa intenção é a de tornar o Espaço de Leitura ainda mais agradável, convidando o público a participar e a compreender que a leitura pode sim ser uma atividade muito prazerosa, principalmente se envolver toda a família”, afirma a professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Entre as novidades apresentadas nesta nova fase, o acervo de livros de 2 mil exemplares foi incrementado com mais 800 títulos infantis e infanto-juvenis. Outra nova atração é a gibiteca, um carrinho móvel de gibis que circulará pelo espaço e que recebeu exemplares doados pela Maurício de Sousa Produções e pela Panini.

A manutenção do espaço contemplou também a troca da iluminação do local e a revisão do mobiliário para que o espaço receba os frequentadores do parque com mais conforto. Foi colocado um totem de 1,80 de altura e 1,08 largura, com a frase “Amo ler”, para que os visitantes tirem fotos e espalhem a proposta educativa e cultural do projeto.

Programação Especial

Para comemorar a nova fase do Espaço de Leitura, o local oferecerá no dia 22 de setembro uma programação especial, das 9 às 17 horas, com contação de histórias, sessão de leitura interativa com o aplicativo Inventeca da Storymax, tarde de autógrafos com o escritor mirim Caio Rodrigues de Oliveira – autor do livro “Os por quês de um câncer que venci”, oficina de mangás, apresentação de cosplay e balada kids.

Os alunos do curso de Recreacionista da Escola de Técnicas de Economia Criativa (ETECRI), do Governo do Estado de São Paulo, também participarão do evento com esculturas de balões e maquiagem artística.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para toda a família. O Espaço de Leitura está localizado dentro do Parque da Água Branca, na Rua Ministro Godoi, 180, em Perdizes, na zona oeste da capital. Mais informações pelo telefone: (11) 2588-5811.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Livros do Espaço de Leitura

São mais de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAC?A?O (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTO?RIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura

O projeto atende escolas públicas e entidades sociais cadastradas, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta-feira, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura e? um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.