Revelando SP: inscrições abertas para festival da cultura paulista

Maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, evento vai acontecer na capital, entre 29 de novembro e 3 de dezembro

qua, 18/10/2017 - 10h06 | Do Portal do Governo

Maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo vai voltar a ser realizado na capital paulista, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

E as inscrições já estão abertas para expositores interessados em participar do evento no Parque do Trote, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. O tema central deste ano é “Festa do Divino”. O local é ímpar para degustar e ter contato com a gastronomia e tradições de várias regiões do Estado.

A Secretaria da Cultura e a comissão organizadora do Revelando São Paulo já disponibilizaram as inscrições para o maior festival de cultura tradicional do Estado. É possível fazer as inscrições por meio dos seguintes links, disponíveis para cada categoria: Artesanato, Culinária, Rancho Tropeiro, Grupos, Arranchamento interétnico, Divino e Irmandades.

Assim como há documento específico de inscrição, a organização preparou orientações aos expositores e regulamentos para cada categoria: Artesanato; Rancho Tropeiro, Grupos e Culinária.

Somente para a categoria culinária o público poderá aproveitar 80 espaços gratuitos. Outros 100 locais estão reservados para artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional. O evento tem representantes de 180 cidades do Estado de São Paulo. O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino e exposição fotográfica.

A edição 2017 trará mostras de artesanato e de culinária tradicional, além do Espaço Cerâmica e o Espaço Brincadeiras de Todos os Tempos, voltado para o público infantil. No palco, os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira e orquestras de viola. As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz.

O Revelando São Paulo é realizado desde 1997 e faz parte da política de preservação e difusão do patrimônio imaterial. Também faz parte da preservação os grupos que promovem as tradições, tanto na capital quanto no interior.