Restaurante do Palácio dos Bandeirantes deixa de usar 4 mil copos plásticos por dia

Parte do R-GOV, para gerenciamento de resíduos sólidos, iniciativa substitui material descartável por produtos feitos com fibra de coco

dom, 05/01/2020 - 9h23 | Do Portal do Governo
DownloadReprodução
Restaurante do Palácio dos Bandeirantes agora usa copos feitos com fibra de coco

Desde o começo de dezembro de 2019, o restaurante do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, substituiu os copos descartáveis por produtos duráveis, feitos com fibra de coco. Com a medida, o restaurante deixou de usar 4 mil de copos de plástico diariamente. Vale lembrar que uma unidade dessas, usada por poucos minutos em uma refeição, demora entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza.

A mudança foi a primeira de várias ações que fazem parte da implementação do Programa R-GOV no Palácio, sede do Executivo paulista. A iniciativa é voltada ao gerenciamento de resíduos sólidos nos órgãos públicos do Estado e foi desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e implantada no Palácio dos Bandeirantes em parceria com as secretarias da Casa Civil, Governo, Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social.

“É importante fazer esse gerenciamento [dos resíduos sólidos] no âmbito das nossas atividades. Esse piloto, que acontece no Palácio dos Bandeirantes, é o ponto de partida para que todos os órgãos da administração pública possam minimizar a geração de resíduos, fazer a correta destinação”, afirma o coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde.

O próximo passo do programa será reduzir a utilização de copos descartáveis para consumo de água, café e chá no Palácio dos Bandeirantes como um todo. Atualmente o consumo semanal é de 100 mil copos descartáveis por semana. “O programa vai nos ajudar a fazer um fluxo ambientalmente correto para todos esses resíduos, diz a assessora da Casa Civil”, Sandra Di Croce.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A agenda 2030 das Nações Unidas é uma chamada universal para construir a partir de 17 objetivos (ODS) e 169 metas um desenvolvimento mais sustentável para todos e o Governo de São Paulo tem demonstrado o seu comprometimento e compromisso com esta agenda em todas as suas ações.

A redução de resíduos e o incentivo a utilização de copos duráveis no Palácio dos Bandeirantes está diretamente associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12) – Consumo e produção responsáveis. A meta principal é a redução substancial da geração de resíduos, seja por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.