Exposição aborda relação de Adoniran Barbosa com a Zona Leste

Estação Corinthians-Itaquera do Metrô SP recebe mostra até o dia 30 de novembro, como parte da Linha da Cultura promovida pela empresa

sex, 09/11/2018 - 12h03 | Do Portal do Governo

Sucesso de público e crítica, o projeto “Viajando por São Paulo com Adoniran Barbosa”, da Linha da Cultura do Metrô, chega a estação Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha, a partir deste sábado (10), com uma nova exposição que mostra a relação de Adoniran com a zona leste da cidade.

São 11 imagens cedidas pelo acervo, que leva o nome do sambista, com informações sobre a vida e obra do homem que é um dos ícones da cidade. Conhecedor da zona leste, Adoniran deixou isso claro em muitas de suas músicas.

Na canção “Vila Esperança”, o artista canta sobre seu primeiro carnaval e como conheceu seu primeiro amor, Maria Rosa. Outra curiosidade é sobre a música “Samba do Arnesto”. O Arnesto de fato existiu, e morava na Rua Tagi, no Brás, mas diferente do que a música sugere, ele não furou samba nenhum.

Outra paixão do sambista foi o Corinthians, eternizado em “Coríntia, meu amor é o timão”. As imagens mostram momentos de Adoniran com pessoas próximas e também sua carteira de filiação ao Corinthians.

Nascido em 1910, em Valinhos-SP, o artista se mudou ainda jovem para Jundiaí e depois Santo André, até se estabelecer na capital paulista. A vida na metrópole influenciou diretamente sua obra, principalmente pelo cotidiano ligado ao rápido desenvolvimento da cidade e pelo modo de falar de vários imigrantes recém-chegados em São Paulo, principalmente italianos.

João Rubinato, conhecido popularmente como Adoniran Barbosa, trabalhou como pintor, encanador, varredor e muitas outras funções antes de se tornar radioator e compositor. Além de sua atuação no rádio, a carreira musical influenciou profundamente o samba paulista, com canções como “Trem das onze”, “Saudosa Maloca” e “Tiro ao Álvaro”, o que faz dele até hoje conhecido por várias gerações.

A exposição estará disponível até o dia 30 e faz parte da Linha da Cultura. Para acompanhar a programação completa, acesse o site: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.