Etecs de SP recebem descarte de TVs antigas

Objetivo é coletar itens com potencial risco ambiental e também conscientizar a população sobre o problema do descarte incorreto

qui, 23/03/2017 - 8h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
TVs de tubo possuem até 4 quilos de chumbo, metal que pode causar danos ao meio ambiente

O Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina, responsável por 36% do descarte de equipamentos como celulares e televisores. Em 2014, produzimos 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2017 a situação pode se agravar, uma vez que o sinal analógico das emissoras de TV será desativado na região metropolitana de São Paulo.

Para minimizar o problema, 16 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da Região Metropolitana de São Paulo receberão aparelhos antigos para que sejam descartados corretamente. O sinal analógico termina no dia 29 de março.

Vale lembrar que as TVs de tubo, por exemplo, possuem até 4 quilos de chumbo, material que em determinadas quantidades pode causar danos à nossa saúde e ao meio ambiente.

A ação é uma parceria da Seja Digital (responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão aberta no Brasil) e Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin).

O objetivo é coletar itens com potencial risco ambiental e também conscientizar sobre o problema do descarte incorreto. A iniciativa também mostra como o lixo eletrônico afeta diversas esferas da sociedade.

Eco-Eletro, Instituto GEA e Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) também integram o projeto.

Veja aqui as Etecs que participam da iniciativa e os pontos corretos para descarte de eletrodomésticos.