Reeducandos em Capela do Alto recebem certificados do curso PET

Formação social e humanista são as principais propostas do Programa Educação para o Trabalho e Cidadania

sáb, 28/09/2019 - 16h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Reeducando da Penitenciária de Capela do Alto constroem maquete de resort à beira da praia

Com a meta de promover estímulos para que mais reeducandos optem em buscar conhecimento, a Penitenciária de Capela do Alto ofereceu a 45 detentos a possibilidade de participar do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET). Eles receberam o certificado de conclusão do curso em 30 de agosto.

Implantado em junho de 2013, o PET completou seis anos de atividade. O programa é dividido em 10 módulos de 12 horas cada um, agrupados em três blocos definidos a partir dos eixos básicos, como desenvolvimento pessoal, profissional e social. Desde a sua implementação mais de 100 mil presos foram atendidos.

Em Capela do Alto, além da entrega dos certificados, os reeducandos apresentaram durante a cerimônia o Projeto Superação, Inovação e Criatividade, tendo como foco o empreendedorismo. Um dos módulos do curso contou com a construção da maquete de um resort à beira da praia e a representação do interior de um dos quartos em tamanho real, priorizando o uso de materiais recicláveis, conforme a abordagem sugerida, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

DownloadDivulgação/SAP
Maquete de quarto construído em tamanho real por reeducandos da Penitenciária de Capela do Alto

Também faz parte da proposta do programa resgatar a capacidade crítica dos reeducandos, suas relações interpessoais e transmitir orientações de cidadania no desenvolvimento de um novo caráter, complementando o módulo Cidadania e Ética, conceitos essenciais na sociedade. “A realização do projeto a sala de aula transformou-se em um canteiro de obras, sendo superados pelos reeducandos diversos obstáculos”, disse Diretor da unidade prisional, Odevaldo Aparecido de Melo.

Ele ainda acrescentou que os participantes utilizam o tempo de reclusão para reflexões e aproveitamento das oportunidades com intuito de melhorar a vida quando retornarem ao convívio social.

O PT é uma ação de política pública da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), desenvolvida e aplicada pela Fundação Dr. Manuel Pedro Pimentel (Funap), vinculada à secretaria, para complementar a formação social e profissional da população carcerária.

“A proposta do programa é o empoderamento dos alunos, motivando-os a descobrir suas capacidades intelectuais”, explicou o Gerente Regional da Funap, Marcelo Miqueline. Atualmente, o programa está presente em quase todo o sistema penitenciário do Estado de São Paulo, que conta com 174 estabelecimentos prisionais.