Reeducandos de Tremembé lançam 3ª edição de livro de poesias

Poemas, prosas e contos são de autoria dos internos, que também fizeram as ilustrações da obra

seg, 28/10/2019 - 15h47 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Lançamento da terceira edição de livro de poesias dos reeducandos de Penitenciária II de Tremembé

Os reeducandos da Penitenciária “Dr. Augusto César Salgado”, a PII de Tremembé, lançaram a 3ª edição de um livro artesanal de poesias, em 1º de outubro. O livro é fruto do projeto Café Literário, um encontro semanal com conversas sobre literatura entre os detentos.

Os textos escolhidos para a obra, intitulada “Palavras para florir a vida”, foram os poemas, prosas e contos publicados em um folhetim bimestral produzido pelos internos.

Os livros foram confeccionados à mão pelo preso Gil, de 36 anos, um dos idealizadores do projeto. “Tivemos o apoio de todos e fizemos uma miscelânea maravilhosa”, conta o reeducando. Ao todo, 40 exemplares foram produzidos e entregues aos participantes do Café Literário e para convidados. A obra também foi ilustrada com desenhos feitos pelos próprios sentenciados.

A diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) da penitenciária, Adriana Campos, foi homenageada pelos internos e agradeceu a participação dos reeducandos. “Só estamos aqui porque acreditamos na humanização do sistema prisional”, pontua. “Tenho prazer de estar à frente desse trabalho que contribui para o autoconhecimento dos detentos. Eles podem estar aqui fisicamente, mas seus pensamentos e suas histórias não estão”, afirma.

O projeto do Café Literário é um encontro semanal na penitenciária com oficinas literárias, dinâmicas, concursos e discussões sobre literatura e palestras com escritores que acontece desde 2016. Os presos se reúnem para debater obras e compartilhar textos de autoria própria com um tema bimestral. Já foram trabalhados tópicos como mitologia grega, histórias de terror, culturas regionais, orgulho negro, ficção científica, dentre outros.