Reeducando da Fundação Casa de Taubaté faz curso de casqueamento de cavalos

Jovem foi convidado a participar de módulo avançado graças ao seu bom desempenho na etapa inicial

ter, 12/11/2019 - 19h41 | Do Portal do Governo

A Fundação Casa tem atuado para promover ações de ressocialização dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. O jovem William (nome fictício), que cumpre medida no Casa Taubaté, é um dos exemplos de iniciativas bem-sucedidas.

Depois de participar do primeiro módulo de um curso ferrageamento e casqueamento de cavalos, William foi convidado a pelos próprios organizadores para frequentar a segunda etapa do curso. O conteúdo das aulas consiste em técnicas para colocar corretamente a ferradura nos animais e também os cuidados que devem ser tomados para tratar dos cascos.

“Os professores gostaram bastante do aproveitamento dele, pois ele tem um dom para mexer com cavalos”, disse a encarregada de área técnica do CASA, Ana Paula Briet. Morador da área rural de cidade, William sempre gostou muito de lidar com esses animais, mas, por influências de amigos, acabou se afastando.

Foi uma professora do ensino formal que ficou sabendo da oportunidade do curso. “Ela viu um folheto e sugeriu para a equipe, que imediatamente tratou de articular para que ele participasse”, explicou a encarregada de área técnica.

Para William, a experiência de poder aprender as técnicas de ferrageamento foi a realização de um sonho. “Eu voltei muito motivado, pois foi um reencontro com esse mundo e de certa forma eu também me reencontrei”, disse o jovem.