Rede estadual recebe mais de R$ 34 milhões para manutenção de escolas

Verba será destinada a reparos como pintura, pisos e sistema elétrico

sex, 06/01/2017 - 12h56 | Do Portal do Governo

Os alunos da Rede Estadual de São Paulo vão voltar às aulas com as escolas renovadas. Neste ano, as mais de 5 mil unidades da rede paulista receberão, juntas, R$ 34,7 milhões para a realização de serviços de prevenção e reparos em prédios escolares. O valor por unidade é calculado a partir do número de alunos matriculados.

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira (6) do início das obras de manutenção e preparação para o próximo ano letivo da Escola Estadual Marisa de Mello, zona leste da capital. “Durante todos este mês de janeiro, as escolas serão pintadas, passarão por reparos, pintura, corte de grama e limpeza para poder receber bem os alunos no dia 1°”, afirmou o governador.

Com o repasse, as escolas poderão contratar e acompanhar serviços de pintura, troca de torneira, limpeza da caixa d’água, fiação elétrica, revestimentos, troca de vidros, janelas e esquadrias. Para intervenções de maior complexidade, que necessitam do acompanhamento de laudos e engenheiros – como a construção de quadras e ampliação de prédios -, a Diretoria Regional de Ensino realiza um processo diferente, que envolve uma autorização feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

A verba é destinada às unidades que atendem alunos do Ensino Fundamental (Ciclos I e II) e Ensino Médio. As unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) também estão incluídas.

Além do fundo de prevenção, as escolas são assistidas pelas unidades móveis que atuam em serviços emergenciais (por exemplo, quebra de telhas após temporais). As equipes gestoras são as responsáveis pela comunicação com as Diretorias de Ensino e remessa de pedidos para a solução dos problemas mais simples das escolas.

Do Portal do Governo do Estado