Receitas da Etec Santa Ifigênia levam mais sabor à quarentena

Projeto nasceu a partir do cruzamento de dados das regiões mais afetadas pela Covid-19 com a proposta de mostrar receitas caseiras saudáveis

qui, 09/07/2020 - 14h34 | Do Portal do Governo

Ensinar uma receita nova, gostosa e prática com ingredientes simples que podem estar na sua geladeira é a proposta do projeto #FiqueEmCasa na Cozinha dos estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, que criaram um cardápio para estimular o gosto pelas panelas neste período de pandemia. São receitas variadas que foram gravadas em vídeos para serem divulgadas pelas redes sociais.

O trabalho, desenvolvido por alunos do curso de Cozinha e coordenado pelo professor Fábio Silva, da disciplina de Artes, começou com um mapeamento das regiões mais impactadas pela Covid-19, na capital. Para o educador, o objetivo era mostrar aos moradores desses locais como uma comida caseira e saudável pode melhorar a imunidade das pessoas e ser um passatempo prazeroso para quem está em isolamento social.

Durante o mês de maio, os estudantes monitoraram os dados epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e os resultados apontaram Campo Limpo, Brasilândia e Sapopemba como as regiões mais impactadas pela pandemia no período.

“O objetivo da ação #fiqueemcasa na Cozinha foi compartilhar o conhecimento da turma que faz o último semestre do curso de Cozinha com moradores das regiões mais afetadas pela contaminação”, afirma. Para Silva, a iniciativa ensina que cozinhar pode ser uma maneira divertida de cuidar da saúde.

O preparo dos pratos foi gravado em celular pelos alunos e os vídeos editados pelo professor e distribuídos nas redes sociais dos estudantes, como Youtube e WhatsApp, e pela plataforma digital Teams. A estratégia de divulgação foi aproveitar a própria rede de contatos dos alunos que também moram em bairros com alto nível de contaminação.

O trabalho #fiquemcasa na Cozinha é do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA). A aluna Elisangela Faustino destaca a relevância do projeto como estímulo para as pessoas ficarem mais em casa. “Esse momento de quarentena está forçando todo mundo a se reinventar. Eu mesma levei toda a família para cozinha e descobri que fazer a comida com ajuda dos meus filhos é um jeito de conviver muito especial”, diz.

A estudante é moradora de Campo Limpo e afirma que as pessoas precisam ser convencidas a permanecerem dentro de casa. Na sua região, o movimento nas ruas é intenso e as festas continuam sendo realizadas. Com a ajuda dos filhos, ela publicou o vídeo da ação #fiqueemcasa na Cozinha nas redes sociais para reforçar a importância do isolamento social.

Em plena pandemia, Elisangela está concluindo o curso de Cozinha e tem planos de continuar estudando. Como gostou muito da área, pretende fazer Nutrição e dar continuidade ao que aprendeu no curso. Aos 44 anos, ela relata que voltou aos estudos pelo EJA para incentivar os filhos. A aposta deu certo e uma das filhas está fazendo o curso técnico de Enfermagem na Etec Carolina Carinhato Sampaio. Entre uma receita e outra, a família faz planos para o pós-pandemia.