Quer aproveitar o calor? Veja as melhores praias para crianças em SP

Confira lista da Secretaria do Meio Ambiente indicada pelos monitores do projeto Verão no Clima, moradores das cidades do litoral paulista

sex, 14/12/2018 - 11h27 | Do Portal do Governo

Quer aproveitar o fim de semana com sol e calor e levar a criançada para curtir a praia? A Secretaria do Meio Ambiente preparou uma lista, indicada pelos monitores do projeto Verão no Clima, moradores das cidades do litoral paulista, com dicas dos melhores locais. Confira:

Guaecá, Baleia e Baraqueçaba, em São Sebastião

Com quase 100 quilômetros de faixa litorânea, São Sebastião conta com muitas praias ideais para o público infantil. Areia fina, água transparente, mar tranquilo e limpinho. As praias de Guaecá, Baleia e Baraqueçaba são apenas algumas das ótimas opções no município.

Cocanha e Tabatinga, em Caraguatatuba

Quiosques, aluguel de caiaques e mar tranquilo fazem da praia da Cocanha uma das favoritas das famílias em Caraguatatuba. Na praia de Tabatinga, o mar é calminho e sem ondas. Só tome cuidado com o grande movimento de embarcações.

Julião, em Ilhabela

A praia do Julião, também conhecida como Prainha, tem mar calminho e bastante área sombreada. O acesso é feito por uma trilha pavimentada e acessível. As crianças vão curtir os peixinhos que podem ser vistos próximo às pedras. Se puder, leve uma máscara de mergulho para vê-los mais de perto.

Boqueirão do Sul, em Ilha Comprida

Ilha Comprida tem 74 quilômetros de praias e a grande maioria é boa para crianças. Evite a Ponta da Praia, onde o mar se encontra com o “mar pequeno”, pois lá a correnteza é mais forte. No município, pode-se encontrar praias com dunas preservadas e areia branquinha. É uma ótima região para observar aves.

Pereirinha, na Ilha do Cardoso, em Cananeia

Para chegar ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, é preciso fazer uma travessia de barco que dura cerca de 20 minutos. A criançada vai curtir os golfinhos que se exibem ao longo do caminho e na própria praia do Pereirinha.

Além da praia, o parque oferece diversos outros atrativos, como trilhas, sambaquis e um Centro de Visitantes. Neste ano, a novidade é o aluguel de caiaques, que conta inclusive com monitores para orientar os visitantes.

Praia do Centro ao Jardim do Imperador, em Peruíbe

Quando a maré está baixa, essa faixa de praia em Peruíbe fica legal para curtir com as crianças. Guarda-vidas são facilmente encontrados ao longo de todo o trecho e a praia tem uma boa estrutura, com muitos quiosques, que disponibilizam banho de ducha.