Quer abrir uma startup? USP mostra caminho em curso gratuito

Com aulas práticas e teóricas, metodologia ensina a criar e manter um negócio; inscrição já está disponível na plataforma Coursera

qui, 04/05/2017 - 14h31 | Do Portal do Governo

Você sabe o que o iFood, Kekanto e 99 têm em comum? São alguns exemplos de startups brasileiras de sucesso já conhecidas do público. Se você é um daqueles empreendedores que sonha em se arriscar nesse ambiente de tecnologia e inovação, o Núcleo de Empreendedorismo (NEU) da Universidade de São Paulo (USP) lançou um curso gratuito sobre criação de startups pela plataforma Coursera.

O curso conta com vários tópicos que envolvem a criação e manutenção de um negócio, combinando aulas teóricas e práticas, com a participação de fundadores de startups como as mencionadas. “O aluno sairá sabendo por onde começar seu negócio, como validar e testar sua ideia e como tomar decisões corretas para o desenvolvimento saudável do negócio”, afirma o integrante do NEU Fernando Gherson.

A única exigência é fazer a inscrição on-line. Há diversas atividades práticas durante a formação, baseadas na metodologia de desenvolvimento de negócio, chamada de customer discovery, de Steve Blank. Um ponto que chama a atenção no curso é o método de avaliação: a cada aula há uma atividade a ser entregue relacionada ao tema e essas tarefas são analisadas por outros participantes, de forma que cada aluno avalia três trabalhos e será avaliado também por três outros participantes.

O curso Criação de Startups: como desenvolver negócios inovadores já está disponível na plataforma do Coursera e a cada duas semanas há um novo processo de inscrição.